CIDADANIA E LAZER
Festa contou com a Escola de Samba da Matinha, percussionistas do Movimento República de Emaús e com o Bloquinho da Usina.
Crianças curtem a folia na UsiPaz do bairro do Bengui, em Belém /Foto: Divulgação
A chuva ameaçou um cai um não cai enquanto os brincantes da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, chegavam para a festa. Aos poucos, mães, avós, irmãos e irmãs em suas fantasias se juntavam à bateria da Escola de Samba da Matinha que iniciou o samba no final da tarde desta sexta-feira, 17 de fevereiro.
Elas capricharam nas fantasias para a diversão na UsiPaz Padre Bruno Sechi /Foto: Divulgação
Organizada pelos coordenadores da Usina da Paz, a brincadeira momesca foi um momento de união e diversão para o público que participa das atividades da UsiPaz, como é o caso da dona de casa Fabiane Correa, 29, mãe do Wesley de 9 anos. Ela e o filho participaram juntos das oficinas de confecção de máscaras de carnaval.
Integrantes da Escola de Samba da Matinha garantiram a animação com muito batuque e suingue na UsiPaz Padre Bruno Sechi /Foto: Divulgação
“A gente participa de tudo aqui desde que inaugurou. Faço tratamento com dentista, consulta clínica, trago meu filho pra brincar. A gente vive aqui”, conta Fabiane. “Essa festa está sendo muito boa porque é a gente da Usina fazendo o carnaval”, anima-se ela.
Além de brincar o carnaval, houve também quem aproveitasse o momento para fatura uma renda extra. As amigas Tayssa e Letícia, de 11 e 13 anos, se juntaram ao bloco vendendo cachorro quente. “Eu faço aula de reforço aqui na Usina e hoje vim vender para juntar um dinheiro pra ir ao retiro da minha igreja”, disse a estudante Tayssa.
Segundo Juliana Chaves, coordenadora geral da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, o objetivo era unir a comunidade em um momento de alegria. “Nós já tivemos várias experiências bem bacanas com grandes eventos, como no Halloween onde vieram mais de mil pessoas. Nós acreditamos que o carnaval também é um momento que a gente precisava garantir para a população daqui”, acredita.
A festa também apresentou o resultado das oficinas de máscaras e laços da Fundação Cultural do Pará e contou com apoio de trio elétrico vindo da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Diversos alunos dos cursos de percussão da UsiPaz Pe. Bruno se uniram aos ritmistas do Movimento República de Emaús e conduziram o cortejo com a animada charanga do Bloquinho da Usina.
Na semana que vem, o carnaval das Usinas da Paz será realizado nas UsiPaz Jurunas/Cóndor, de 23 a 28, e Canaã dos Carajás, no dia 25 de fevereiro.
Texto: Dani Franco (NUCOM/SEAC)
Atividades especiais seguirão nos próximos dias na UsiPaz Nova União, em Marituba; na UsiPaz Paraupebas; entre outros complexos do Estado.
Uma manhã bem diferente tomou conta das Usinas da Paz Cabanagem e Padre Bruno Sechi, em Belém. No comando da criançada, os espaços ofereceram dança, oficina de mini confeiteiro, Batalha de robôs, jogos educativos, contação de história, oficina de slime, de pintura e muito mais. A programação foi realizada em celebração ao Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12).
“A decisão de fazermos essa programação neste dia tão especial que é o Dia das Crianças, é porque para eles dia 12 de outubro tem um significado muito importante e para os pais também, ou seja, vindo para cá eles todos vão se sentir muito importantes, protegidos e amados. Especialmente hoje, a gente liberou para essas crianças, atividades que normalmente são oferecidas para um público mais maduro como culinária por exemplo. A gente adaptou essas atividades para que fosse acessível e condizente com a idade deles e para que eles se sintam hoje os donos da usina mesmo”, explicou Ivanilda Vieira, coordenadora da Usina da Paz Cabanagem.
“Eu gosto muito de bolo de chocolate, sempre vejo a minha mãe fazer, por isso escolhi essa atividade aqui na culinária, e também porque a mamãe faz curso aqui de gastronomia e eu também tenho vontade de fazer para aprender a fazer bolo igual ela”, contou Kemily Fernanda, de 11 anos, alegre com a oportunidade.
Na sala de culinária a atividade foi a produção e decoração de cupcakes (bolinhos de caneca), tudo conduzido de forma didática, divertida e familiar. A oficina trabalhou medidas simples, que normalmente as crianças têm na cozinha de casa, a partir de colheres e as xícaras. Após terem colocado a mão na massa, foi chegada a hora mais divertida do processo, a decoração. Eles coloriram e decoraram do jeitinho que quiseram.
Famílias inteiras também estiveram presentes nos complexos. Foi na biblioteca infantil que o Daniel colocou a mãe e o tio para serem crianças novamente. “A gente estava procurando uma programação mais próxima de casa, então nós encontramos aqui na Usina da Paz Cabanagem essa programação com atividades educativas e o melhor de tudo, gratuita. Não só pelo dia das crianças, mas eu também parabenizo pelo o que ocorre no decorrer da semana aqui na UsiPaz, os esportes, os cursos, serviços, é tudo muito bom e pra gente”, conta Isamara dos Santos, mãe do Daniel dos Santos, que se divertiu com o irmão e o filho durante um jogo de totó.
Também na biblioteca infantil outra família interagiu através de brincadeiras, Jocelito Barbosa, auxiliar técnico mecânico, avô do Andriel, se conectou com o neto, que é pessoa com deficiência, ao desfrutarem de um jogo de tabuleiro. “A minha esposa constantemente faz cursos aqui e ela se encanta com esse espaço, então ela viu que hoje seria especial e nos trouxe, eu e mais três netos. Isso aqui é uma maravilha, é um projeto muito bom, foi criado para a integração do povo, para que as pessoas aprendam as coisas, adquiram conhecimento e até tenham uma profissão para poder tirar proveito disso daqui, ter seu ganha-pão, porque hoje em dia está tudo muito difícil”, afirmou o avô.
E para quem ainda não conhecia o projeto Usina da Paz, esta quarta-feira foi uma ótima oportunidade. Adrilane Veloso, de 9 anos, mora com a família no bairro da Cabanagem, mas nunca tinha entrado na UsiPaz, e saiu maravilhada com o que viu e viveu. “Eu achei muito legal por que eu nunca tinha vindo aqui, é a minha primeira vez e foi uma experiência muito legal para mim. Hoje eu participei das brincadeiras no ginásio, fiz Slime e cupcake na sala de culinária”.
E para quem ainda não conhecia o projeto Usina da Paz, esta quarta-feira foi uma ótima oportunidade. Adrilane Veloso, de 9 anos, mora com a família no bairro da Cabanagem, mas nunca tinha entrado na UsiPaz, e saiu maravilhada com o que viu e viveu. “Eu achei muito legal por que eu nunca tinha vindo aqui, é a minha primeira vez e foi uma experiência muito legal para mim. Hoje eu participei das brincadeiras no ginásio, fiz Slime e cupcake na sala de culinária”.
No teatro do complexo o show foi à parte. Uma batalha de dança animou a garotada, que se dividiu em duas torcidas e cada uma tinha a missão de eleger suas duplas de dançarinos os melhores da disputa. A graça tomou conta da atividade e no final todos foram ganhadores.
*Mês das crianças nas UsiPaz*
A semana da crianças começou em Marituba, com o “Ser Criança”, na UsiPaz Nova União. Um circuito recreativo que ocorreu em todo espaço do complexo, na terça-feira (11), voltado para crianças entre 7 e 12 anos. Na próxima sexta-feira (14) as comemorações por lá continuam, com brincadeiras e produção intertextual, a partir das 15h, na biblioteca do complexo, para crianças a cima de 06 anos.
No sudeste do Estado também haverá programação em alusão ao Dia das Crianças. A UsiPaz Paraupebas organizou para a próxima quinta e sexta-feira (13 e 14 de outubro) sessão de cinema e brincadeiras de rua como pula corda e corrida com sacos, além de um grande evento cultural para o dia 29 deste mês.
Já em Canaã dos Carajás, haverá, no dia 16 de outubro, muitas brincadeira e entrega de brindes e guloseimas para os pequenos, a partir das 15h, na área externa do complexo.
Voltando para a região metropolitana de Belém, em Ananindeua, a celebração será em dose dupla no dia 20 de outubro, quando a Usina da Paz do município completará 1 ano de funcionamento. Serão 8 horas de comemoração com brincadeiras infantis e outras atividades.
SERVIÇO
Todas as programações são gratuitas e para participar é necessário se inscrever na recepção das Usinas da Paz.