Foto: Giovanna Piani (Nucom/Seac)Iniciou na manhã deste sábado (30), o primeiro Circuito de Danças Urbanas (CDU), na Usina da Paz Guamá, em Belém. O evento foi selecionado através do Edital de Incentivo à Arte e a Cultura da Fundação Cultural do Pará (FCP) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Cultura (Secult).

Para Carol Sales, coordenadora do circuito, o evento é uma importante celebração à cultura da periferia e poder contar com o espaço das UsiPaz é fundamental.  “Nós temos uma parceria com o Programa Territórios Pela Paz desde 2021 e tem dado muito certo. Esperamos poder promover um circuito maior, agregando várias Usinas da Paz”, informou.

Foto: Giovanna Piani (Nucom/Seac)Ao longo da programação, foram realizados diversos workshops com profissionais de danças urbanas. Aline Brandão, dançarina e coreógrafa, ministrou a oficina de “Dancehall”, um estilo musical da Jamaica, derivado do Reggae. Para ela, o evento é a realização de um sonho, principalmente por poder instruir jovens a seguirem carreira profissional na dança. “A ideia é ensinar para as meninas da periferia que elas podem e conseguem, que não precisam ser coagidas por outras pessoas, que elas podem valorizar o trabalho como artista da dança. Porque muitas pessoas não têm essa noção, acham que estamos ali apenas por diversão”, pontuou Aline.

A relevância do evento para a periferia também foi enfatizada por Renato Ferreira, diretor da Usina da Paz do Guamá. “A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e o Governo do Estado tem o entendimento de que todo mundo deve fazer uso do espaço das UsiPaz, então, o CDU justamente por ter essa identidade da periferia e da cultura, usufrui muito bem e nós, que representamos as Usinas da Paz, estamos aqui para servir”, ponderou Renato.

A participante do circuito Bianca Bahia, de 27 anos, contou que ficou bastante surpresa com o espaço da Usina da Paz. “É a primeira vez que eu entro em uma UsiPaz e achei muito acolhedor, principalmente com a nossa arte”, disse.

Serviço: O Circuito de Danças Urbanas (CDU) segue até o domingo (01/10), com workshops, além de batalhas de dança. A programação é gratuita e inicia às 08h30 e segue até às 18h, na Usina da Paz Guamá, localizada na Avenida Bernardo Sayão, 4783.

Texto: Giovanna Piani (sob supervisão de Paulo Garcia) - Nucom/Seac