Difundir conhecimento para incentivar o desenvolvimento de habilidades dos cidadãos na área da gastronomia. Essa foi a proposta do curso de Receitas de Mandioca na Usina da Paz Antônia Corrêa, localizada no bairro Nova União, do município de Marituba. No curso, os participantes aprenderam receitas como caldos, coxinhas, bolos e pão de queijo, todos usando a macaxeira como principal ingrediente. 

Sônia Maria, pedagoga e moradora bairro Nova União, falou sobre suas primeiras aulas. “O curso que estou fazendo vai fazer um grande diferencial na minha vida, porque não quero só aplicar na minha casa, mas no futuro quero ter meu próprio negócio a partir do aprendizado que estou tendo aqui. Conheci os cursos da Usina da Paz através de outros alunos que já passaram por aqui e hoje em dia têm até seus próprios negócios. Além desse curso, eu também pratico dança e aeróbica, pois é muito importante pra nossa saúde, e todas as oportunidades de curso que têm aqui na usina pretendo aproveitar”, disse.

Enquanto Sônia é aluna de primeira viagem, Jéssica Cristina, estudante de pedagogia, já vem aproveitando as oportunidades que a UsiPaz proporciona a mais tempo. “Achei a usina um espaço bem acolhedor e dá pra toda família. Minha mãe, irmã e filhos também fazem cursos aqui. Trago meu filho para as aulas de futsal e karatê e já aproveito pra ficar também para as aulas de culinária, inclusive já consigo utilizar o curso de culinária para ter uma renda extra porque com o que aprendi aqui já consegui até vender comidas. O curso de informática eu fiz aqui também e pude me atualizar, e acho muito proveitoso, pois tem vários tipos de serviços pra população aqui”, explicou. 

Foto: Lucas Sousa (Nucom/Seac)

Sobre a iniciativa - O curso é realizado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectec) e seguirá até o dia 25 deste mês, com direito a certificado de capacitação para todos os seus participantes ao fim da qualificação. 

Árina Brito, nutricionista e instrutora das aulas, falou sobre a importância da escolha do tema da capacitação. "É um alimento que veio diretamente da nossa cultura indígena, é um produto rico que pode ser usado em diversa preparações, esse é justamente o nosso objetivo, conhecer as diversas variações de um alimento tão regional”, afirmou. 

As aulas de culinária são realizadas nas nove Usinas da Paz com diferentes módulos de cursos, as inscrições podem ser realizadas na recepção das UsiPaz. Os documentos necessários para inscrição são originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação, além de também contar com serviços como consultas médicas, emissão de documentos, e cursos de tecnologia de esporte de forma gratuita para a população. 

Texto: Lucas Sousa sob supervisão de Dani Franco (Nucom/Seac)