Centenas de feirantes e frequentadores foram agraciados com serviços médicos, renovação de documentos pessoais e uma variedade de atendimentos.

Foto: Marco Naziazeno / Nucom Seac

Para celebrar o Dia Nacional do Feirante e homenagear esses trabalhadores essenciais, na manhã desta sexta-feira (25), a feira do Ver-o-Peso, em Belém, foi palco de uma ação de saúde e cidadania que reuniu centenas de pessoas da comunidade. Por meio do programa Territórios pela Paz (TerPaz) nas feiras, a iniciativa foi realizada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Polícia Civil (PC), Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e Instituto Ver-o-Peso.

Hana Ghassan, Vice-governadora Hana Ghassan, Vice-governadora / Foto: Marco Naziazeno / Nucom Seac

A Vice-governadora, Hana Ghassan, que acompanhou o evento, ressaltou a relevância de ações como essa. "Queremos primeiramente parabenizar todos os feirantes pelo dia nacional deles e lembrar que a verdadeira força de uma sociedade reside na atenção e no cuidado com seus membros mais necessitados, além de ser um povo muito trabalhador. O 'TerPaz nas feiras' é um exemplo de como nosso governo está comprometido em levar serviços essenciais diretamente às pessoas, especialmente àquelas que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessá-los", destacou Hana.

Igor Normando, Secretário de CidadaniaIgor Normando, Secretário de Cidadania / Foto: Marco Naziazeno / Nucom Seac

O Secretário de Cidadania, Igor Normando, também reforçou o valor da iniciativa, em feiras como o Ver-o-Peso.  "Ao reunir uma ampla variedade de serviços em um local tão central para a comunidade, estamos demonstrando nosso compromisso em proporcionar não apenas assistência médica, mas também em fortalecer os laços comunitários e garantir que todos os cidadãos se sintam valorizados e apoiados", explicou o titular da Seac.

Como parte de um gesto de apoio à comunidade feirante, a Sedap, por meio do Governo do Estado e articulação da Seac, entregou 30 fogões, seis mesas de catação, sete máquinas de branqueamento e cinco de despolpadeira de açaí para feirantes, batedores de açaí, barraqueiros e ambulantes.

Didi do Ver-o-Peso, diretor de Feiras e MercadosDidi do Ver-o-Peso, diretor de Feiras e Mercados /Foto: Marco Naziazeno / Nucom Seac

"Demos início a uma capacitação da categoria em várias feiras de Belém, em que entregamos equipamentos e capacitamos os trabalhadores, incluindo também os batedores de açaí com entrega de máquinas e fazendo capacitações certificadas, a exemplo do que estamos fazendo hoje com a entrega de fogões e de novas máquinas para os trabalhadores do centro comercial", disse o diretor de Feiras e Mercados, Manoel Rendeiro, conhecido como o Didi do Ver-o-Peso.

Também foram entregues 113 cheques moradias do programa Sua Casa e equipamentos usados para o preparo de açaí, contribuindo para a sustentabilidade desses trabalhadores essenciais, por meio da parceria com a Cohab.

Foto: Marco Naziazeno / Nucom Seac

Durante o evento, a população teve acesso a uma ampla gama de serviços de saúde. A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) disponibilizou consultas médicas, atendimentos de enfermagem, testes rápidos para doenças como HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de vacinação e avaliação nutricional, proporcionando uma abordagem completa e integrada.

Ruth Leia Pinheiro, uma das feirantes que atua no Ver-o-Peso, compartilhou sua experiência. "É realmente vantajoso, pois nem sempre temos disponibilidade para ir ao médico, não é mesmo? Ter o médico vindo até nós, é muito conveniente. Através desse serviço, conseguimos realizar solicitações de exames e avaliar nossa saúde, incluindo aspectos como pressão arterial. Isso é especialmente importante, uma vez que muitas vezes não conseguimos nos afastar de nossas responsabilidades para realizar esses exames", elogiou a feirante.

Valdemir da Silva, feirante a mais de 60 anosValdemir da Silva, feirante a mais de 60 anos /Foto: Marco Naziazeno / Nucom Seac

Já para Valdemir da Silva, de 87 anos, que é feirante a mais de 60 anos, ações como essa são satisfatórias para quem atua nas feiras. “É uma ação que me deixa emocionado, pois trabalhei a vida inteira na feira e precisamos que olhem pela gente, pois a rotina é intensa e as vezes não temos tempo para ir regularizar os documentos ou fazer consulta de saúde, e estando perto da gente, conseguimos nos cuidar melhor”, disse o feirante.

Texto: Aline Seabra (Nucom/Seac)