Governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço que garante o início das obras. A meta do Governo é entregar 40 novos complexos até 2025.

Foto: Bruno Carachesti / Agência Pará

A Ordem de Serviço que garante o início das obras da Usina da Paz no município de Portel, foi assinada na manhã desta quinta-feira (24), durante agenda do governador Helder Barbalho na região do arquipélago do Marajó. O ato também contou com as presenças da vice-governadora Hana Ghassan, do prefeito Paulo Ferreira, e de outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Foto: Bruno Carachesti / Agência Pará

“Estou feliz em poder estar aqui hoje em Portel para dar início às obras da construção da Usina da Paz, esse equipamento extraordinário de transformação social que chega para o município. A população terá acesso a vários serviços gratuitos. Sem dúvida alguma, um ganho enorme para toda a comunidade. E estamos avançando, nos últimos quatro anos nós entregamos nove, agora em oito meses nós já estamos com vinte Usinas da Paz em andamento para que nós possamos, no ano que vem, estar com essas usinas em funcionamento para a transformação social e qualidade de vida da população das cidades atendidas”, informou o governador Helder Barbalho.

A Usina da Paz em Portel será construída em um terreno doado pela prefeitura localizado na Rua Padre Emílio Martins, S/N, com a Rua Santos Dumont, bairro Centro. Este projeto, integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), oferecerá mais de 70 serviços essenciais gratuitos, cobrindo áreas como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte. Este será o segundo complexo multifuncional do Governo do Estado na Ilha do Marajó, o primeiro foi anunciado no último dia 26 de julho, em Breves.

- Régia da Silva, dona de casa- Régia da Silva, dona de casaFoto: Bruno Carachesti / Agência Pará

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

“A expectativa é muito grande. Para nós, portelenses, vai abrir várias portas para o mercado, fazer cursos, se capacitar. Vi também que vai ter outros serviços, vou querer participar com certeza, trazer meus filhos, foi uma benção para gente”, contou a dona de casa Régia da Silva.

Edvanilce Lima, vendedoraEdvanilce Lima, vendedora - Foto: Bruno Carachesti / Agência Pará

A vendedora Edvanilce Lima está ansiosa para o funcionamento da Usina da Paz no município. “Portel vai melhorar muito com a vinda desse projeto, mais oportunidade de trabalho, de profissionalização para os jovens, tirá-los das ruas e ocupar a mente deles, isso vai ser muito bom para a população em geral”, pontuou a vendedora.

Parceria - A construção é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a empresa Vale, que contribuirá com royalties da exploração de minério em solo paraense. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades periféricas vulneráveis, impulsionando uma visão de futuro mais seguro e inclusivo para Portel.

Meta - Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco estão situadas na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 novos complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa de fortalecimento da cidadania e segurança pública.

Texto: Paulo Garcia (Nucom/Seac)