Usina da Paz Antônia Corrêa tem foco no esporte para as atividades da comunidade do bairro Nova União e está com inscrições abertas para várias modalidades.

 

Foto: Lucas Sousa (Nucom/Seac)

Começando um novo semestre do ano, a primeira semana de agosto está sendo marcada pelo início dos cursos voltados à prática de atividades físicas. Na Usina da Paz Antônia Corrêa, em Marituba, várias modalidades de esporte são oferecidas. 

Além da prática esportiva, diversos cursos ocorrem a partir da parceria entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que por meio de colaboração, promovem as aulas de judô, boxe, natação, hidroginástica, ballet, dança, futsal e vôlei em todas as Usinas da Paz do estado.

Cada UsiPaz conta com espaços em seus complexos para essas atividades, como quadra poliesportiva, sala de dança, dojô e piscina. Em Marituba, o profissional responsável pelas atividades é o professor Nazareno Oliveira. "A Usina da Paz está concedendo um espaço privilegiado, que vem agregar e somar para o município de Marituba, pois a partir dessas atividades vamos conhecer mais a população, enxergar as demandas que possam beneficiar a todos, então é uma satisfação muito grande fazer parte da equipe por trás disso tudo", disse.

Foto: Lucas Sousa (Nucom/Seac)

O professor Felipe Aleixo é educador físico das modalidades de futsal, vôlei e basquete, e compartilha da mesma linha de pensamento sobre a relevância da Usina para as suas turmas. "Estou na Usina desde o início e é visível o quanto ela já mudou a vida desses jovens. Sabemos da importância da prática da atividade física regular, tanto no nosso dia a dia, quanto para a nossa saúde, e socialmente falando é uma mudança muito grande na vida dessa comunidade, pois sabemos que é uma área vulnerável. Por isso, queremos que a Usina seja uma segunda casa para eles, que eles se sintam bem acolhidos aqui, e se possível, que desenvolvam as modalidades para, quem sabe, até revelarmos algum atleta", afirmou. 

Saúde mental – As Usinas da Paz têm o intuito promover lazer, segurança, sendo uma rede de suporte para à população. Um exemplo disso é a aluna de boxe Letícia Ferreira, que cursa o esporte há cerca de um ano.

Foto: Lucas Sousa (Nucom/Seac)

"Comecei a fazer o boxe devido a um problema de saúde que tenho: a ansiedade. Foi por meio dele que pude trabalhar o meu autocontrole e o relaxamento na minha vida diária, foi algo que me ajudou dentro e fora de casa. O boxe se tornou a minha válvula de escape e meu ponto de equilíbrio. A Usina veio para mudar minha vida, porque vim até aqui apenas para matricular a minha filha no balé, mas acabei me consultando no psicólogo e por fim, cheguei no boxe por indicação médica”, explicou. 

Josué Soares, 20 anos, pratica karatê na UsiPaz há três semanas, mesmo sendo um aluno novo, já demonstra sua satisfação em fazer parte da iniciativa. "Conheci através da minha irmã a Usina e, assim que tive a oportunidade, me inscrevi no curso Karatê. Arte marcial é algo que tenho interesse desde criança e agora tenho disponível em um lugar muito acessível que é a Usina. Sem contar que o professor ensina muito bem. É muito bom poder praticar um exercício físico, sair de casa e me movimentar, principalmente em um lugar de convívio e lazer. Queria ter tido essa oportunidade quando era novo, mas fico feliz por saber que os jovens de hoje podem ter e eu também", afirmou.

Foto: Lucas Sousa (Nucom/Seac)

Em Marituba, ainda há vagas disponíveis para as aulas, com inscrições abertas que podem ser realizadas na recepção da UsiPaz, localizada no bairro Nova União Setor V, na rua Bom Sossego. Os documentos necessários para inscrição são originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação. Outros serviços como emissão de documentos, consultas médicas e cursos de culinária também estão disponíveis gratuitamente à população em todas as Usinas da Paz ao redor do Pará.  

Texto: Lucas Sousa sob supervisão de Dani Franco (Nucom/Seac)