A vice-governadora do Pará Hana Ghassan visitou, nesta quarta-feira (17), as obras de construção da Usina da Paz do município de Marabá, na região sudeste do Estado. O novo complexo multifuncional está com as obras em ritmo acelerado e, em breve, vai beneficiar a população local com uma estrutura moderna, que vai oferecer uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

Durante a visita, a vice-governadora do Estado destacou que as obras da nova usina seguem avançando de acordo com o cronograma. Até o momento, já foram concluídas as etapas de terraplanagem e fundação e, atualmente, o projeto segue com a execução da edificação da estrutura que irá compor o equipamento.

“Estamos aqui em Marabá com nossa equipe de governo para vistoriar obras importantes para o nosso Estado e para o município, como a Usina da Paz. É uma obra que está dentro do cronograma e esperamos ainda este ano entregar à população. Serão mais de 70 serviços gratuitos que serão disponibilizados à população", destacou.

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, celebrou o avanço das obras que estão sendo conduzidas pelo Estado no município de Marabá.

“Marabá hoje possui uma gama de obras de grande relevância para o desenvolvimento da sociedade. Hoje visitamos a nova Usina da Paz, uma obra gigantesca que será um divisor de águas no fortalecimento da proteção da juventude e da ação social no município.”  declarou.

As obras estão sendo executadas pela empresa Vale em um terreno de mais de 10 mil m², doado pela prefeitura de Marabá, localizado na Avenida Sororó, número 1850 A, próximo à Avenida Paraíso, na divisa dos bairros Jardim União e Independência.

Para o empresário Gilvan de Oliveira, que mora nos arredores de onde está sendo construída a nova UsiPaz, o novo equipamento público possui uma grande importância para a população marabaense. “Essa obra demonstra que o Governo está antenado na integração de todas as regiões do Estado. Para Marabá, será muito bom. A nossa comunidade vai ser contemplada de uma maneira muito positiva.” pontuou.

USINAS DA PAZ - As Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Mais de 70 serviços intersetoriais são disponibilizados de forma gratuita, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

O projeto é reconhecido nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, desempenhando um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac). O TerPaz concentra seus esforços em áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico, buscando fortalecer a segurança pública de maneira abrangente.

Atualmente, já estão em funcionamento nove Usinas, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 27 estão em construção. O objetivo é alcançar 40 novos complexos multifuncionais até o final da atual gestão estadual.

Texto: Matheus RochaFotos: Alex Ribeiro/Agência Pará