Os cursos visam preparar os participantes para grandes eventos, como a COP 30, que oferecerão oportunidades de empregos


Os participantes terão aulas até novembro (Foto: Adan Costa Nucom/Seac)

Usinas da Paz iniciaram os novos módulos das turmas de capacitação de gastronomia na terça-feira (26). A novidade é o aumento da carga horária para 120 h; anteriormente, era de 80 h. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Para o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, as Usinas da Paz estão oferecendo uma oportunidade para a população acessar uma carreira profissional, impulsionando a economia local. “Futuros chefs e cozinheiros treinados criarão empregos e renda em suas regiões, elevando a autoestima da população. Isso é essencial para o próximo grande evento em nosso Estado, pois Belém é um polo gastronômico com turismo como fonte econômica chave. Precisamos incentivar esse setor e nos preparar para proporcionar a melhor experiência aos visitantes, especialmente na gastronomia, consolidando Belém como a capital da Amazônia”, ressaltou o titular da Seac.


Chef Kenny Nogueira é o instrutor do curso (Foto: Adan Costa Nucom/Seac)

O módulo que abriu a programação deste mês foi o de Chef de Cozinha. Na UsiPaz Jurunas/Condor, o curso é instruído pelo chef Kenny Nogueira, que enxerga grandes possibilidades para seus alunos. “Nos próximos dois anos, a possibilidade de mercado ficará mais ampla, pois estarão ocorrendo grandes eventos, como a COP 30 (conferência mundial do clima). Os alunos poderão ser mão de obra, pois vão estar capacitados. Eu também ensino bastante a visão empreendedora, para que eles sejam donos do seu próprio restaurante, e para que possam usar tudo o que eles vão aprender durante esses dois meses de aula”, explicou o instrutor.

Rafaela Garcia: curso abre portas (Foto: Adan Costa Nucom/Seac)

A dona de casa Rafaela Garcia quer se profissionalizar para entrar no mercado de trabalho. “Eu aprendi muita coisa no primeiro curso de gastronomia que fiz. Já me abriu várias portas, pois aprendi a fazer comidas de bom preparo e mais trabalhadas. Acredito que este curso de Chef de Cozinha me deixará mais preparada ainda para conseguir um emprego”, disse Rafaela.


Luzia de Nazaré: em busca de novas oportunidades (Foto: Adan Costa Nucom/Seac)

Para Luzia de Nazaré, o curso agregará conhecimentos. “Precisamos estar em constante busca por conhecimento. Estou procurando novas oportunidades, e estou aprendendo bastante já nesta primeira aula. Estou ansiosa para o restante do curso, pois é muita coisa para nos aperfeiçoar mais. Uma ótima oportunidade!”, afirmou Luzia.

Programação de novos módulos já em andamento em todas as Usinas da Paz:

De 26/09 a 17/11 (pela manhã) - Chef de Cozinha

De 26/09 a 17/11 (à tarde) - Cozinheiro Profissional

De 26/09 a 17/11 (à noite) - Curso de Panificação

Os próximos módulos estarão disponíveis em breve. Para se inscrever é preciso ir à Usina da Paz mais próxima, com original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência, no período que as inscrições estiverem abertas. Mais informações pelas redes sociais - @UsinasdaPaz.

Texto: Aline Seabra (Nucom/Seac), em 27 de setembro de 2023.