Durante a solenidade de certificação houve apresentação dos alunos de dança das duas UsiPaz.

Secretários de Estado e alunos certificados nas UsiPaz Guamá e Terra FirmeSecretários de Estado e alunos certificados nas UsiPaz Guamá e Terra Firme /Foto: Ravery Gomes (Nucom/Seac)

A solenidade da segunda certificação dos cursos oferecidos nas Usinas da Paz Guamá e Terra Firme, em Belém, foi realizada na noite desta terça-feira (11), pelas secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Administração Penitenciária (Seap), e Fundação ParáPaz. Esses órgãos estão articulados pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e para investir no desenvolvimento humano e social das comunidades atendidas pelas Usinas da Paz.

Durante a cerimônia, autoridades das secretarias envolvidas presentes à solenidade enfatizaram a importância do trabalho desenvolvido pelas Usinas da Paz, frisando a relevância da certificação dos cursos para as comunidades.Alunos das turmas de dança das duas Usinas mostraram o resultado do aprendizadoAlunos das turmas de dança das duas Usinas mostraram o resultado do aprendizado /Foto: Ravery Gomes (Nucom/Seac)

Segundo o titular da Seac, Igor Normando, "é fundamental que o trabalho desenvolvido pelas Usinas da Paz seja reconhecido e apoiado. Investir na certificação dos cursos é investir no desenvolvimento humano e social dessas comunidades, possibilitando que os moradores tenham acesso a uma educação de qualidade e conquistem oportunidades melhores no mercado de trabalho".

Ciclos - A secretária de Cultura, Ursula Vidal, reafirmou a importância das UsiPaz como um espaço de integração e aprendizado para toda a comunidade. "É importante ouvir a população e aprender com ela para melhorar ainda mais os serviços oferecidos, e ter a satisfação em certificar pessoas de todas as idades. Essas cerimônias marcam o encerramento de um ciclo e o início de novas oportunidades", disse Ursula Vidal.

O titular da Sectet, Hélio Leite, também enfatizou a grandiosidade das Usinas da Paz e o acolhimento que elas proporcionam à população. "É uma honra estar presente em mais uma cerimônia de entrega de certificados dos cursos oferecidos, desde costureiro até design de moda", disse ele, ressaltando que cada vez mais as pessoas buscam capacitação para uma vida melhor.

Maria de Nazaré Guedes mostra o certificado do curso de GastronomiaMaria de Nazaré Guedes mostra o certificado do curso de Gastronomia /Foto: Ravery Gomes (Nucom/Seac)

Entre os certificados estava Maria de Nazaré Guedes, que concluiu o curso de Gastronomia. "É gratificante ver que nossos esforços têm resultados. Não só em nosso currículo, mas também em nossa autoestima e confiança. Para mim, foi uma oportunidade muito grande", contou Maria de Nazaré.

Para o estudante Antônio Lopes, receber a certificação do curso de Informática Básica foi uma conquista. "Durante todo o processo de aprendizado tive a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais, que me abriram portas no mercado de trabalho. Esse curso me enche de gratidão", garantiu o estudante.

A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença de moradores das comunidades atendidas pelas Usinas da Paz, além de representantes das secretarias envolvidas, coordenadores das UsiPaz e demais autoridades. Alunos de dança das Usinas se apresentaram no encerramento.

Serviço: Mais duas Usinas da Paz vão realizar nesta semana a certificação de alunos:

Usina da Paz Cabanagem

Quarta-feira, dia 12, as 19 h

Usina da Paz Padre Bruno Sechi (no Bengui)

Quinta-feira, dia 13, as 19 h

Texto: Aline Seabra (Nucom/Seac)