Iniciativa é resultado da consulta à população do bairro, por meio do "TerPaz - Ouvindo as Comunidades", promovido em junho deste ano. 

 

Foto: Marco Naziazeno (Nucom/Seac)

Uma ação de devolutiva do "TerPaz - Ouvindo as Comunidades" está sendo realizada neste sábado (12) na Praça Frei Daniel, localizada no bairro do Guamá, em Belém. A programação é uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), articulada após uma escuta atenta à comunidade do território guamaense. 

“Há um mês, estivemos no Guamá escutando a comunidade. Agora, estamos retornando não apenas para demonstrar à população nossa intenção de estabelecer uma ligação mais próxima entre a comunidade e o poder público, mas para mostrar que estamos empenhados em implementar todas as medidas possíveis para reduzir essa distância e garantir que a comunidade se sinta cada vez mais integrada”, ressaltou o titular da Seac, Igor Normando.

Titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, Igor NormandoTitular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, Igor Normando - Foto: Marco Naziazeno (Nucom/Seac)

As atividades tiveram início pela manhã com um animado aulão de Fit Dance, liderado pelo projeto Comunidade Fitness. A vendedora autônoma, Maria Antônia Sobrinho, acordou cedo para participar da aula de dança. “Assim que soube, me programei para estar aqui. Eu me sinto muito bem dançando”, contou, animada.

Por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), foram oferecidos serviços de saúde abrangentes, incluindo consultas médicas com clínicos gerais e pediatras, atendimento de enfermagem com regulação, testes rápidos, vacinação, avaliação nutricional e farmácia. 

Cristina Brito aproveitou a ocasião para receber atendimento em saúde para ela e para os filhosCristina Brito aproveitou a ocasião para receber atendimento em saúde para ela e para os filhos - Foto: Marco Naziazeno (Nucom/Seac)

“Participei do dia que houve a consulta e estou muito feliz que consegui o atendimento para mim e para meus filhos. Foi bastante proveitoso por ser perto da nossa casa”, comemorou a técnica de enfermagem Cristina Brito.

Além disso, ocorreu a emissão de documentos de identidade por meio da Polícia Civil (PC), juntamente com o serviço de expedição de certidões de nascimento e óbito, oferecido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). 

"Temos que aproveitar, não é mesmo? Precisava muito tirar outro (documento de identidade), pois eu perdi, veio no momento certo”, disse Valéria Macedo, outra moradora do bairro.

Foto: Marco Naziazeno (Nucom/Seac)
Quem foi até a praça pôde ainda contar com serviços de estética, como designer de sobrancelha, corte de cabelo e manicure, em parceria do Instituto Embelleze. Também foram disponibilizados serviços de saúde animal, como vacinação, orientações e consultas veterinárias.

Serviço: A programação é gratuita e continua até a noite deste sábado (12), com a atuação do grupo teatral 'Trupe Teia', apresentando o espetáculo "Brincádiquê" a partir das 16h. A partir das 17h, as crianças terão acesso a brinquedos infláveis e pula-pula para se divertirem. O encerramento contará com show da Banda Fruto Sensual e do DJ Jr. Eletrizante, a partir das 19h.

Texto: Aline Seabra (Nucom/Seac)