Município da Região do Tocantins é contemplado com a construção do complexo de serviços públicos gratuitos, que incentivam a cidadania e segurança.

Governador Helder Barbalho, a vice-governadora, Hana Ghassan, e demais autoridades no momento de autorização da obra Governador Helder Barbalho, a vice-governadora, Hana Ghassan, e demais autoridades no momento de autorização da obra / Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Na programação comemorativa aos 167 anos de criação do município de Moju, na Região de Integração Tocantins, o governador Helder Barbalho assinou, na tarde desta segunda-feira (28), a Ordem de Serviço que garante o início das obras da Usina da Paz. O ato também contou com as presenças da vice-governadora Hana Ghassan; da prefeita Nilma Lima, e de outras autoridades federais, estaduais e municipais.

equipamento fantásticoHelder Barbalho: "equipamento fantástico" / Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

“No dia do aniversário da cidade, nós estamos aqui para anunciar a construção da Usina da Paz, esse equipamento fantástico que busca promover cidadania para aqueles que mais precisam. São mais de 70 serviços gratuitos, cursos preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), curso de informática, atendimento médico, emissão de documento permanente, entre outros. Serviços que vão trazer, cada vez mais, paz, cidadania e segurança para a população mojuense”, afirmou Helder Barbalho.

A Usina da Paz em Moju será construída em um terreno doado pela prefeitura na Travessa Colonial, s/n, às proximidades da Escola Municipal Santa Rosa, no bairro Alto. A UsiPaz, integrada ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), oferecerá mais de 70 serviços essenciais gratuitos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.Terreno onde será erguida mais uma Usina da Paz no interior do ParáTerreno onde será erguida mais uma Usina da Paz no interior do Pará / Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Perspectivas - Uma oportunidade para a dona e casa Merian Gomes, 23 anos, que almeja uma capacitação profissional para voltar ao setor produtivo. “Não temos um espaço como esse aqui em Moju. Vai ser muito bom para a nossa população a chegada da Usina da Paz. Eu vou querer fazer uns cursos para me recolocar no mercado de trabalho”, contou.

A pensionista Maria do Socorro, 64 anos, já está ansiosa para começar a fazer atividade física. “Moro em um bairro aqui próximo. Tenho artrose e outros problemas no joelho. Vou querer fazer hidroginástica, com certeza. É um momento de felicidade pra nós; o município só tem a ganhar”, acrescentou a moradora.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A construção da UsiPaz também foi bem recebida pelo aposentado Lúcio Dias, 71 anos, que reside em frente ao terreno onde o complexo de cidadania e segurança transformará a paisagem e a realidade local. “Vai valorizar muito aqui nosso bairro, diminuir a violência, dar oportunidade de emprego e resgatar jovens das ruas. Nossa cidade merecia ter esse espaço. Vou acompanhar as obras e aguardar começar a funcionar”, afirmou Lúcio.

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas desempenham um papel fundamental no TerPaz, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

Estado e Município juntos na promoção da cidadaniaGovernador Helder Barbalho e a prefeita Nilma Lima: Estado e Município juntos na promoção da cidadania / Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Parceria - A construção a UsiPaz em Moju é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Hydro, que contribuirá com royalties da exploração de minério em solo paraense. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, impulsionando uma visão de futuro mais seguro e inclusivo.

Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco estão situadas na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 novos complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa de fortalecimento da cidadania e segurança pública no Pará.

Texto: Paulo Garcia (Nucom/Seac)