Na UsiPaz Professor Amintas Pinheiro, comunidade teve acesso facilitado a serviços de saúde e cidadania, e também pôde conhecer mais sobre cursos em tecnologia oferecidos.

Foto: Marília Sousa / Nucom Seac

Os moradores do bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, na Grande Belém, participaram na manhã deste sábado (02) de uma ação integrada do programa Territórios pela Paz (TerPaz), coordenada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), com a oferta de diversos serviços de saúde, cidadania e tecnologia.

Mário Souza obteve nova via de RG durante ação na Usina da Paz Professor Amintas PinheiroMário Souza obteve nova via de RG durante ação na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro / Foto: Marília Sousa / Nucom Seac

A comunidade teve acesso facilitado a mais de dez serviços, como a retirada de segunda via de identidade, certidão de nascimento e aqueles disponibilizados pelo "Balcão Cidadão", o agendamento de Passe Livre, realizar atendimentos médicos e psicológicos, vacinar-se contra H1N1, HPV e tríplice viral, e ainda participar de sessão de cuidados com a pele. 

"Fiquei sabendo da ação através de um amigo e resolvi vir para tirar a minha identidade. Fui muito bem atendido e consegui até realizar um exame médico", contou o agente de portaria Mário Souza, de 40 anos. 

A programação, realizada na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, contou com uma equipe multiprofissional mobilizada em parceria com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil (PC) e Fundação ParáPaz. 

Alessandra Amaral é secretária adjunta da SeacAlessandra Amaral é secretária adjunta da Seac / Foto: Marília Sousa / Nucom Seac

"Hoje estamos aqui na Usina da Paz do Icuí-Guajará ofertando essa ação integrada do TerPaz itinerante, de saúde e cidadania, através da Seac, em parceria com diversas outras secretarias, e também podemos participar do lançamento dos cursos do projeto ‘NiaraTech’ que são muito importantes para a população feminina do bairro. É com felicidade que posso dizer que esta Usina da Paz foi a primeira a ter cursos na área da tecnologia, voltados especialmente para mulheres", informou Alessandra Amaral, secretária adjunta da Seac.  

Tecnologia - No teatro da UsiPaz os profissionais do projeto NiaraTech apresentaram os cursos de Web design, WPS OFFICE e Social Media que serão ofertados em breve no local e têm como intuito proporcionar capacitação e inclusão digital para mulheres da região de Ananindeua.

"Trazer esses cursos para dentro da UsiPaz é um sonho que se torna realidade, fazendo com que as mulheres sejam incluídas no mercado tecnológico. É muito importante a promoção da inclusão digital através de cursos ofertados de forma gratuita em um espaço tão bem estruturado como esse complexo. Fico muito feliz de fazer parte dessa iniciativa", disse Joana Darque Souza, diretora do projeto social NiaraTech.

Foto: Marília Sousa / Nucom Seac

Texto: Marília Sousa sob supervisão de Paulo Garcia/Nucom Seac