Parceria com a prefeitura, Hemopa, Polícia Civil, Secretaria de Saúde e outros garantiu cerca de 2.700 atendimentos na manhã deste dia 27.

Aeromelody, hit box, capoeira foram algumas das atividades físicas disponíveis ao público no aniversário do TerPaz em MaritubaAeromelody, hit box, capoeira foram algumas das atividades físicas disponíveis ao público no aniversário do TerPaz em Marituba / Foto: Victor Nylander / Ascom Seac

Serviços de saúde e cidadania, estética e cultura marcaram a manhã deste domingo (27) na Praça Central de Marituba, em celebração aos quatro anos do Programa Territórios pela Paz na região. A ação foi organizada pela Secretaria Estratégia de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria com diversos órgãos do Governo do Estado, prefeitura municipal e iniciativa privada. Em média, 2.700 atendimentos foram realizados.

As atividades começaram às 8h e a população teve acesso a serviços da Campanha de Vacinação da Secretaria de Estado de Saúde (Saúde), testagens rápidas, orientação sobre saúde bucal, entrega de kits bucais, doação de sangue, orientação jurídica da Defensoria Pública do Estado, emissão de RG, CPF e encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, corte de cabelo, sobrancelha, esmaltaria e encaminhamento oftalmológico.  

O cuidado de manicures e de esmaltaria também esteve disponível na festa do TerPaz para reforçar a auto-estima no territórioO cuidado de manicures e de esmaltaria também esteve disponível na festa do TerPaz para reforçar a auto-estima no território / Foto: Victor Nylander / Ascom Seac

A manhã também teve apresentações culturais da Banda Casa da Cultura, da Secretaria Municipal de Marituba, apresentação folclórica, aeromelody, hit box e capoeira. 

Uma das presentes à ação foi a assistente administrativo Rosilene Amorim. Frequentadora das ações do TerPaz desde o seu início, em 2019, Rosilene esteve nas comemorações participando da aula de aeromelody. Ela conta que o Programa mudou a vida dela e da comunidade. "Hoje eu faço judô e o meu filho também, dentro da Usina da Paz, e já fizemos diversos outros cursos. O TerPaz mudou a cara de Marituba, por isso eu vim pra comemorar", disse ela.Massoterapeutas cuidaram, com aplicação de massagens, de pessoas que se queixavam de dores musculares ou na colunaMassoterapeutas cuidaram, com aplicação de massagens, de pessoas que se queixavam de dores musculares ou na coluna / Foto: Victor Nylander / Ascom Seac

Conscientização - Para a Coordenadora Geral da UsiPaz Nova União, em Marituba, o Programa Territórios pela Paz é sinônimo de conscientização. "O TerPaz aqui em Marituba é a conscientização do povo da periferia da necessidade da inclusão social. A comunidade já entendeu que a gente está aqui para colaborar", afirma.

Imunização contra doenças como a gripe e a covid-19 foi disponibilizada aos moradores de Marituba durante a festa do TerPazImunização contra doenças como a gripe e a covid-19 foi disponibilizada aos moradores de Marituba durante a festa do TerPaz / Foto: Victor Nylander / Ascom Seac

De acordo com a Secretária Adjunta de Cidadania, Alessandra Amaral, a comemoração é um momento de celebrar a presença eficaz do Estado no município. “O programa TerPaz está em Marituba desde o início e chegou para ficar e fazer a diferença na vida das pessoas. Este aniversário solidifica as ações do Governo na região”, disse a gestora. 

O Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) foi criado com o objetivo de promover políticas públicas, por meio de ações integradas dos órgãos governamentais, trabalhando para o fim da criminalidade e potencialização de ações sociais e cidadãs em territórios de vulnerabilidade social. Dentre os seus resultados estão as construções da Usinas da Paz em nove territórios de Belém, Região Metropolitana e região sudeste do Pará.

Texto: Dani Franco (Nucom/Seac)