Hospital Metropolitano, referência para casos de traumas e queimaduras, orienta sobre cuidados para evitar quedas, afogamentos e outros acidentes.

Foto: NUCOM/SEAC

Período de férias escolares, o mês de julho é também época em que muitas pessoas viajam para praias e balneários, e outras aproveitam o tempo livre em casa. Considerando essa mudança de rotina, é importante manter cuidados para evitar acidentes, tanto dentro quanto fora de casa.

Com o objetivo de prevenir ocorrências, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), orienta sobre formas de proteção de adultos e crianças. A unidade, integrante da rede de saúde do governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, é a principal referência para casos de traumas e queimaduras.

“O período das férias escolares é conhecido por proporcionar diversão para toda a família. No entanto, a presença dos pequenos em casa durante um período maior, com tempo livre, pode gerar um aumento nos casos de acidentes, daí a importância de redobrar os cuidados”, ressalta Guataçara Gabriel, médico ortopedista e coordenador de Pronto Atendimento.

Os acidentes podem ser variados, desde uma queda até queimaduras graves. “Manter a atenção e o senso de responsabilidade é sempre fundamental para que acidentes sejam evitados e, em muitos casos, internações longas”, enfatiza o profissional.

Major Israel Souza, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM), cita as quedas como os acidentes mais frequentes. "Em banheiros, na sala de casa, nas ruas, em todo lugar. A dica é deixar o piso sempre seco, evitar tapetes e não deixar nenhum brinquedo em qualquer lugar alto ou perto de janela, para que a criança não corra risco ao tentar pegar", orienta.

Também são comuns queimaduras ocasionadas por ferro elétrico, fogueiras (período junino) e secador/prancha de cabelo. "O correto é: acabou de usar, tira da tomada e deixa em local longe de crianças até voltar à temperatura normal, para só depois guardar em local apropriado", informa o militar.

Engasgos, especialmente envolvendo pedaços de brinquedos, moedas, anéis e brincos, fazem parte do rol de acidentes registrados em maior volume no período, bem como intoxicações por medicamento ou produto de limpeza. "Esses itens precisam ficar sempre guardados em locais seguros, fora do alcance de crianças", reforça o militar.

Mãe de dois filhos, Natascha Couto conta que a maior preocupação em julho é estabelecer uma rotina diária. "Ficamos sempre atentos a situações do dia a dia que podem resultar em acidentes, como não deixar a panela no fogão com o cabo para fora, evitar objetos pequenos espalhados pelo chão, produtos de limpeza, máximo cuidado com ambiente onde há piscina, principalmente se a criança ainda não souber nadar", diz Natascha.

Paralelamente, ela ressalta o equilíbrio no tempo diante de telas, seja no computador, na televisão ou no celular, com incentivo às atividades ao ar livre e à interação social. "Realização de exercícios físicos, oferecer muita água e uma alimentação mais saudável também ficam no meu radar, para que as férias sejam as melhores possíveis", afirma.

Cuidados para evitar acidentes domésticos, e procedimentos quando ocorrem:

1. Atenção com brinquedos pontiagudos ou muito pequenos, que podem gerar acidentes graves entre as crianças, como sufocamento e cortes.

2. Não deixar crianças brincando sozinhas em janelas ou sacadas. A ação é fundamental para evitar quedas, que a depender da altura do local podem ser fatais ou gerar internação.

3. Quando as crianças estiverem brincando na água a supervisão de um adulto é indispensável. Uma pequena quantidade de água, como em baldes ou bacias, já é suficiente para ocasionar afogamento.

4. Para prevenir queimaduras, evitar que crianças tenham acesso principalmente ao forno e fogão, além de churrasqueiras, fogueiras, isqueiros, fogos de artifício, fósforos e líquidos inflamáveis.

5. Nunca deixar crianças pequenas tomarem banho sozinhas e verificar sempre a temperatura da água, para evitar queimaduras.

6. Não permitir que crianças brinquem sozinhas com fios soltos, correntes, fitas e cordas, ou outros itens que podem ocasionar enforcamento.

7. Em caso de queda, não carregar a vítima ou fazer mudanças significativas de posição.

8. Em caso de queimaduras, lavar apenas com água corrente e procurar auxílio médico.

9. Se a situação for grave, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192.

Programação de Colônia de Férias das Usinas da Paz

As colônias de férias das UsiPaz começaram em 3 de julho, com datas diferenciadas de início e término, dependendo da Usina. Para as próximas semanas de julho, apenas as colônias das Usinas da Cabanagem e de Parauapebas (no sudeste paraense) permanecem com as seguintes programações:

UsiPaz Cabanagem

De 10 a 21/07 - das 8 h às 18 h - 100 vagas por dia

Campeonato de damas
Jogos de tabuleiro
Jogos de computador
Contação de histórias
Atividades aquáticas
Minichef
Futsal
Vôlei
Basquete
Campeonato de xadrez
Cineminha
Torneio de jogos
Torneio de boxe
Visita ao Museu Paraense Emílio Goeldi
Oficinas
Jogos tradicionais

UsiPaz Parauapebas

De 04 a 27/07 - das 9 h às 17 h

Exibição de filmes
Oficina de marcadores de livros
Oficina de montagem de cosplay
Oficina de xadrez
Oficina de slime
Oficina de desenho e pintura de anime
Clube do livro

Texto: Carol Menezes (Secom)