Governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço da obra, anunciou a construção de um novo hospital regional e entregou benefícios do CredCidadão.
Governador Helder Barbalho mostra a Ordem de Serviço assinada, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan e do prefeito Lucídio Paes /Foto: David Alves /Ag.Pará
O município de Paragominas, na Região de Integração Rio Capim, vai sediar a 16ª Usina da Paz. A obra foi anunciada, na manhã deste sábado (20), pelo governador Helder Barbalho. A Ordem de Serviço, que autoriza o início da obra, foi assinada pelo governador, pela vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, e o deputado federal Antônio dos Santos (Antônio Doido). Com mais de 70 serviços, incluindo cursos de capacitação e atividades esportivas e culturais, a Usina da Paz está sendo aguardada com ansiedade pela população.
A dona de casa Tamara Silva está interessada nos cursos de culinária, para poder abrir um comércio. "Quero muito fazer os cursos e ter um restaurante. Também estou muito feliz com a Usina aqui no meu bairro, porque é um lugar que vai tirar as crianças da rua, vai dar ocupação pra eles, com teatro e balé", disse Tamara.Terreno onde será construída a Usina da Paz em ParagominasFoto: David Alves /Ag.Pará
Com mais de 115 mil habitantes, segundo o Censo de 2021, Paragominas terá a Usina da Paz em um dos bairros mais populosos, o Promissão, em área cedida pela Prefeitura. A obra será construída pela mineradora Hydro, como compensação pela exploração de minério.
Segundo o prefeito Lucídio Paes, "essa obra mostra a parceria com o governo do Estado. Esse é um complexo de muita grandeza, porque uma Usina é cultura, desporto, cidadania, democracia. E isso é importante porque aqui nós vamos realmente exercer cidadania de uma forma abrangente".
Governador Helder Barbalho, prefeito Lucídio Paes e a vice-governadora Hana Ghassan na área que receberá a UsiPaz /Foto: David Alves /Ag.Pará
Inclusão - O governador Helder Barbalho ressaltou o poder de transformação promovido pela Usina da Paz, por meio de ações de cidadania e inclusão. "Este é um programa implementando hoje em nove usinas. Neste novo mandato nós já iniciamos sete e chegaremos a 40 novos equipamentos. E eu estou muito feliz em poder anunciar as obras da Usina da Paz em Paragominas, na certeza de que daqui a um ano voltaremos para inaugurar este equipamento de transformação social", enfatizou o governador.
Após a inauguração, moradores de Paragominas e do entorno terão à disposição, gratuitamente, mais de 70 serviços intersetoriais oferecidos pelas secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes.
Lucídio Paes: cidadania abrangente /Foto: David Alves /Ag.Pará
A Usina da Paz é um modelo inovador de promoção de segurança pública e cidadania, que visa integrar ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
A obra será executada pela empresa Hydro, em uma área localizada na Avenida Professor Manoel Pereira da Silva, no bairro Promissão. As etapas de topografia e sondagem serão iniciadas em breve. A previsão de inauguração da nova UsiPaz é em 2024.
Helder Barbalho e demais autoridades durante a entrega de CredCidadão /Foto: David Alves /Ag.Pará
CredCidadão e novo hospital – Helder Barbalho também anunciou a abertura do processo de licitação para construção do novo Hospital Regional de Paragominas, que deve ser instalado onde antes funcionou um hotel. Segundo o governador, a Ordem de Serviço para construção do novo hospital deverá ser assinada em agosto próximo.
Eu quero voltar aqui em agosto, para a Feira Agropecuária de Paragominas, e assinar a Ordem de Serviço para o novo hospital regional. E quero afirmar meu compromisso de parceria com a Prefeitura, e transferir o atual hospital regional para o município, deixando Paragominas com dois hospitais", informou Helder Barbalho.
Helder Barbalho anunciou mais um hospital no município /Foto: David Alves /Ag.Pará
Também foram entregues pelo Estado 100 benefícios do Programa CredCidadão, destinado a pequenos empreendedores, totalizando R$ 300 mil em empréstimos, via Banco do Estado do Pará (Banpará).
A manicure Camila de Araújo pretende reformar seu salão de beleza com os recursos do Programa CredCidadão. "Eu tenho o salão há dois anos, e agora vou ampliar com esse dinheiro", informou Camila, que está entre os 100 pequenos empreendedores contemplados neste sábado pelo programa de microcrédito do governo do Estado.
Texto: Dani Franco /Nucom Seac