Dia Internacional da Juventude é comemorado neste sábado (12). Fortalecimento de políticas públicas favoreceu a contratação de mais de 6 mil aprendizes, como apontou o Dieese.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag.Pará

Incentivar e qualificar jovens para o mercado de trabalho estão entre as principais ações do governo estadual, desenvolvidas por meio das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), de Articulação e Cidadania (Seac) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Somente no primeiro semestre deste ano, o Pará contratou mais de 6 mil jovens aprendizes, cerca de 12% a mais que no mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) publicada nesta sexta-feira (11).

Todo o trabalho desenvolvido reflete nos resultados apresentados pelo estudo, fortalecendo as celebrações do Dia Internacional da Juventude, comemorado neste sábado (12).

“A atual gestão segue ampliando políticas de empregabilidade para a juventude paraense, e tem se adaptado e criado oportunidades com destaque para os diversos setores. A Seaster tem impulsionado essa contratação por meio do programa 'Primeiro Ofício', ampliando e garantindo que empresas contratem jovens em situação de vulnerabilidade e crie oportunidades de emprego e renda para a nossa população, além da qualificação profissional, ofertada por meio do ‘Qualifica Pará’, que garantiu que mais de 6 mil jovens, entre 18 e 25 anos, incluindo indígenas e quilombolas, tivessem acesso a cursos profissionalizantes. O Pará segue ofertando oportunidades à juventude, fazendo com que esta parcela da população seja protagonista na construção do presente e do futuro”, ressalta o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim.

Foto: Agência Pará

O aluno do "Qualifica Pará", Ronilson Tembé, da Aldeia Iguassu, no Alto Rio Guamá, afirma se sentir mais seguro para empreender após participar do curso de confeitaria. “Essa qualificação representou um despertar muito grande a todos que participaram. Eu já tinha interesse pela confeitaria, até porque comecei com encomendas de bolos e salgados, e estou montando meu próprio negócio. Uma ótima oportunidade de aprimorar os conhecimentos”, destaca.

Formações - Cursos de qualificação da Seac são desenvolvidos nas Usinas da Paz, espaços estratégicos na oferta de atividades que atendem o público jovem. Cícero Pinheiro, de 24 anos, fez o curso de gastronomia na UsiPaz da Terra Firme e afirma que a iniciativa faz diferença na busca por uma vaga no mercado de trabalho.

"Gostei da didática, que traz uma teoria rápida e muita prática, acho que isso facilita o aprendizado, pelo menos pra mim, e a estrutura ajuda bastante também. Com toda certeza ajuda muitos os jovens no local. Eu, por exemplo, não tinha habilidade nenhuma na cozinha. Recebemos muitas dicas, muito suporte e já percebo evolução da minha parte. Isso sem falar da prova da qualificação, que é a certificação e de certa forma, algo primordial e de peso para o mercado de trabalho”, pontua.

Cícero Pinheiro, de 24 anos, acredita que a formação em gastronomia, realizada na UsiPaz da Terra Firme, irá abrir novas perspectivas no mercado de trabalho Cícero Pinheiro, de 24 anos, acredita que a formação em gastronomia, realizada na UsiPaz da Terra Firme, irá abrir novas perspectivas no mercado de trabalho - Foto: Divulgação

A Fundação ParáPaz coordena, também nas Usinas, o curso Formação de Liderança para Juventude, com o objetivo de promover, entre jovens de 14 a 29 anos, ações e palestras direcionadas à construção da cidadania e à formação profissional, contribuindo para o fortalecimento comunitário. Foram 599 jovens beneficiados neste primeiro semestre em todas as Usinas do estado.

Mais de 5 mil jovens participam do Programa Forma Pará, idealizado pela Sectet, em parceria com universidades públicas, prefeituras e organizações da sociedade civil, para levar cursos de nível superior, de forma presencial, aos municípios paraenses, oferecendo oportunidade de qualificação da mão-de-obra relacionada aos arranjos produtivos locais.

Já nas Escolas Técnicas Estaduais, são realizados cursos em diversas áreas, como saúde, tecnologia, administração, formando formam os alunos para o mercado de trabalho. Atualmente, 17.864 jovens (de 15 a 29 anos) estão estudando nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa’s).

Foto: Pedro Guerreiro / Ag.ParáJuventude - O principal objetivo desta data é focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta. O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

Texto: Giovanna Abreu (SECOM)