Alunos e professores de escolas da rede estadual localizadas no bairro da Terra Firme, em Belém, receberam, nesta segunda-feira (5), mil novos livros. As obras literárias entregues hoje,  incluem autores paraenses. As entregas foram feitas pelo Governo do Estado, por meio do projeto "Leitura e Cidadania", idealizado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (SEAC), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). 

Lançado em novembro do ano passado, o projeto "Leitura e Cidadania" tem como objetivo fortalecer o acesso à literatura nas áreas contempladas pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz). No evento de hoje, foram beneficiados alunos das escolas Professor Virgílio Libonati, Mateus do Carmo e Fonte Viva. 

Foto: Lucas Dias / NUCOM SEAC

Incentivo à leitura - Auxiliadora Azevedo, diretora da unidade de ensino Virgílio Libonati destacou o quanto o projeto ajuda a comunidade escolar quanto a prática, o hábito à leitura. "O projeto incentivou ainda mais a leitura e a escrita. Depois que os alunos começam a ler, querem transcrever para os cadernos. Isso é excelente. Todos ficaram super alegres", disse.

A aluna Luiza Lima, de 8 anos e estudante do 4° ano, estava ansiosa para conhecer a história do Curupira e de outras lendas amazônicas. "Eu adoro ler. Já li o livro do Pequeno Príncipe inteiro, com 79 páginas, e achei muito divertido. Agora, quero ler o livro do curupira", contou.

Professora Lucilene Neves

Professora Lucilene Neves Foto: Lucas Dias / NUCOM SEAC

Para a professora Lucilene Neves, o "Leitura e Cidadania" é importante para a aprendizagem das crianças e também para o desenvolvimento. "É algo maravilhoso. Os alunos ficaram muito felizes. A gente percebe em cada olhar. São oportunidades que eles não têm em casa. Os pais se preocupam em dar outros brinquedos e muitas vezes não se preocupam em dar um livro. Estou encantada e também quero ler todos", disse.

Foto: Lucas Dias / NUCOM SEAC

Oportunidade - De acordo com o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, o projeto vai disponibilizar mais de 100 mil livros com diversas obras de autores paraenses. 

"Esses livros são de autores amazônidas e as crianças vão ter acesso a essa literatura. São mais de 100 mil livros que vão ser entregues nas escolas estaduais e a gente fica feliz de ver as crianças usufruírem desse bem tão grande que é o conhecimento. Estamos fortalecendo para essas crianças o alcance à leitura, conhecendo mais sobre a nossa região, nossas culturas e sobre a Amazônia", explicou. 

Secretário Igor Normando

Secretário Igor Normando Foto: Divulgação

Os livros também estarão disponíveis nas bibliotecas das Usinas da Paz para o público em geral. 

Texto: Chrystian Machado (SEAC)