Parceria entre Seac e Secom, a oficina começou abordando o jornalismo em relação às redes sociais e internet. 

Uma oficina de Jornalismo dedicada a jovens adultos foi iniciada nesta segunda-feira (21), na Usina da Paz Antônia Corrêa, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, resultado da parceira entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

No primeiro encontro foi abordado o cenário atual do jornalismo em relação às redes sociais e internet, no cenário pós-pandemia de Covid-19. As aulas prosseguirão até sexta-feira (25), com estratégias de texto e técnicas criativas da área.Participantes da oficina promovida pelo governo do Estado na UsiPazParticipantes da oficina promovida pelo governo do Estado na UsiPazFoto: Lucas Sousa / Nucom Seac

Segundo Marcos Dickson, professor e jornalista responsável pela página Circuito Nerd (@circuitonerd) no Instagram, que ministra a oficina, disse que “hoje pensamos sobre esse novo jornalismo que se estabelece como uma prática cidadã, que está cada vez mais junto das pessoas e que precisa ser pensado como uma ferramenta crítica, e como a comunidade deve e pode usá-la em um meio social, usufruindo da informação”.

Izabela Nascimento (@izabelarn), historiadora e criadora de conteúdo, falou sobre como conheceu o curso e o que espera aprender. “Conheci através de grupos de Whatsapp da comunidade e me interessou bastante, pois nunca tinha visto uma oficina como essa. E como eu tenho essa pegada de criação de conteúdo, e tenho interesse de estudar jornalismo no futuro, eu enxerguei a oficina como uma oportunidade, já que sou moradora de Marituba e, dessa forma, não preciso me deslocar para lugares mais distantes, como Belém. O curso é muito promissor, e já acredito que vou conseguir agregar o meu conhecimento prévio e muitas coisas novas”, informou.

Este e outros cursos e oficinas nas áreas de esporte, gastronomia e tecnologia estão disponíveis em todas as Usinas da Paz em funcionamento no Pará.

Texto: Lucas Sousa sob supervisão de Dani Franco - Nucom/Seac