Ainda como parte das comemorações pelo aniversário de 408 anos de fundação de Belém, o governo do Estado realizou, neste sábado (13), a sexta edição do Programa “Governo do Pará nos Bairros”, desta vez no distrito de Icoaraci. A programação foi realizada na Travessa do Cruzeiro e reuniu milhares de moradores, que tiveram acesso a diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e lazer. 

Ao longo da manhã, equipes de órgãos do Governo realizaram atendimentos em clínica médica, oftalmologia e odontologia; aplicação de vacinas e testes rápidos; emissão de documentos, como RG, certidão de nascimento e carteira de trabalho digital; atendimento jurídico; agente de microcrédito; cadastro para casamento comunitário; atendimento de estética, como corte de cabelo e design de sobrancelhas, além de oficinas de gastronomia, consultas veterinárias, vacinação antirrábica para cães e gatos e cadastro de vacinação, entre outros serviços.

Durante a programação, o governador Helder Barbalho destacou os investimentos realizados pelo Estado para garantir o desenvolvimento do distrito de Icoaraci. “Agradeço a todos os colaboradores que estão trabalhando nesta ação de cidadania para a população. Essa é uma comunidade que, durante muito tempo, esteve no esquecimento, mas estamos mudando essa realidade com muito trabalho e investimentos.” pontuou o governador. 

 

Para o secretário de articulação e cidadania do Pará, Igor Normando, o programa “Governo do Pará nos bairros” é uma grande oportunidade para que a comunidade tenha acesso a serviços essenciais, além de uma amostra do trabalho realizado pela Usina da Paz que será construída no distrito.

“Que maravilha estar compartilhando esse grande aniversário de Belém, entregando obras e serviços para Icoaraci, Outeiro e toda essa região. Essa ação traz o governo do Estado para perto da comunidade, fazendo com que serviços essenciais cheguem mais rápido para quem mais precisa. Além disso, também é uma amostra da estrutura que o Estado irá disponibilizar à população de Icoaraci com a nova Usina da Paz que aqui será construída", ressaltou o secretário.

BENEFÍCIOS - Para quem esteve presente no evento, a sensação é de gratidão pela oportunidade de acesso a serviços sociais importantes. É o caso da aposentada Selma Salgado, moradora do bairro do Tapanã. “Eu vim atrás de vários atendimentos, como o exame oftalmológico. Deu tudo certo e daqui 15 dias eu vou receber meus óculos. Eu não poderia adquirir de outra forma, porque é um item caro. Nesse momento eu sou só gratidão. A equipe de governo está de parabéns por esta ação que está acolhendo o povo mais vulnerável.” declarou. 

Quem também participou da ação foi a moradora Natália Costa, que levou a sua cachorra Mel, de 5 anos, para realizar o procedimento de castração. “Esta é uma ação muito importante. Como estou desempregada, é uma ótima forma de garantir, de forma gratuita, o serviço de castração e a saúde do meu animal.” disse. 

A comerciante Teodora Silva aproveitou a oportunidade para buscar conhecimento em uma das oficinas de gastronomia oferecidas aos participantes. “A gente tem um trabalho de venda de cuscuz e tapioca. Sabemos que é necessário ter conhecimento novo, então, poder aprender com os profissionais é sempre bom.”  

 

NÚMEROS -  Em 2023, o Programa “Governo do Pará nos Bairros” beneficiou mais de 95 mil pessoas. A ação conta com a participação de diversos órgãos e secretarias estaduais. Dentre estes, a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria das Mulheres (Semu), Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Defensoria Pública do Estado, Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), Companhia de Habitação (Cohab), Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e Banco do Estado (Banpará), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Texto: Matheus Rocha (SEAC) / Fotos: Marcelo Lélis (Ag.Pará)