Representantes dos povos indígenas da região do lago de Tucuruí receberam, nesta quinta-feira (20) cestas de alimentos, que além de contemplar moradores dos Territórios pela Paz (TerPaz), na Região Metropolitana de Belém, também favorece etnias e populações quilombolas para garantir alimentação básica durante a crise sanitária de Covid-19.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac, em parceria com a Fundação ParáPaz, a Ouvidoria Geral do Estado e a Open Society Foundations, rede internacional de filantropia que apoia financeiramente grupos da sociedade civil em todo o mundo. A entidade fez a doação ao TerPaz para investimentos em ações de enfrentamento à Covid-19, amenizando os impactos da pandemia à população em vulnerabilidade.

A entrega ocorreu no Cais de Tucuruí, com participação do governador Helder Barbalho, que cumpria agenda de trabalho na cidade. “É importante a gente olhar para quem mora na cidade, mas também pelas comunidades tradicionais do nosso Estado”, disse Helder aos caciques Pirá e Imuiwa.

“A gente agradece o governador por ter lembrado da comunidade indígena, não só como nós, mas como outras etnias. Muitas mães estão precisando desses alimentos porque são muitas crianças e o auxílio que elas recebem não dá pra comprar muita coisa, como café, açúcar, por isso chegou numa boa hora. Como cacique eu fico muito feliz pela minha comunidade”, agradeceu o cacique Pirá.

Com a garantia de alimentação básica, os indígenas tem maiores condições de permanecer nas aldeias sem correr risco de contaminação pela Covid-19. Seguindo o cronograma, parte das cestas foram entregues na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) para serem distribuídas às comunidades mais distantes e, logo em seguida, outra parte foi fornecida na Aldeia Trocará, a 20 km do centro.

Toda a ação foi acompanhada por representantes da Fundação ParáPaz, da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), pelo Ouvidor Geral do Estado, Arthur Houat e pelo representante da Funai, Bruno Rocha.

A comitiva segue para novas entregas na região Sudeste paraense. Na sexta-feira (21) em Marabá, e no sábado (22) em Parauapebas.

Com informações de Nathalia Mota (PARAPAZ)