7° Edição da Semana de Moda e Sustentabilidade Brasileira, será realizada em Belém, no dia 10 de agosto.

Foto: Matheus Maciel - Nucom Seac

Foi realizada nesta segunda-feira (07), na UsiPaz Cabanagem, o evento “Palestra sobre Moda Sustentável”, ministrada por Rafael Moraes, idealizador e diretor do Brasil Eco Fashion Week, que está em Belém. A palestra contou com a presença de costureiras e artesãs do território. O objetivo foi de conscientizar a população no uso sustentável do vestuário, reaproveitando tecidos e transformando em outras peças, criando valor a produtos e marcas por meio da sustentabilidade e responsabilidade.

Quem aprovou a iniciativa foi a jovem Endy Ribeiro, de 24 anos, que é costureira, trabalha com moda e ficou sabendo da palestra através das redes sociais. "Foi muito bom trazer quem tem esse conhecimento pra população que gosta de moda, artesanato e costura, aqui na Cabanagem, nas periferias", destacou.

Para a artesã Andreia Mendes, 46 anos, que trabalhou durante muitos anos com franquias, esse é esse momento muito positivo para a comunidade. "É de suma importância, nós tivemos a honra de estar aqui na UsiPaz Cabanagem, eles vieram pra cá, olha só a comodidade, dentro da nossa casa, pra quem tem visão e conhecimentos, isso agregou bastante."

Foto: Matheus Maciel - Nucom Seac
 

Isabel de Almeida, 55 anos, designer e artista vidreira, trabalha há oito anos confeccionando colares e pulseiras feitas a partir da reciclagem de vidro e aproveitou a manhã para buscar mais conhecimentos sobre moda sustentável. "Hoje consegui ver o meu produto incluído na moda com relação à roupa, porque anteriormente eu pensava que só podia fazer colares pra combinar com a roupa. Aprendi hoje que consigo combinar o meu produto com roupa, não só no pescoço e no braço, mas sim na própria roupa, porque consigo fazer botões, pedrinhas, a gente consegue fazer tudo isso, juntar as forças e cuidar mais do nosso meio ambiente, eu aprendi muito, foi muito importante pro meu conhecimento e pra minha profissão", afirmou.

Parcerias - Rafael Moraes, diretor do Brasil Fashion Week, estava à procura de projetos quando conheceu a UsiPaz. "A gente entendeu que era um projeto interessante de visitar, justamente porque beneficiava uma população que precisa de mais benefícios do setor público; e por que não trazer o assunto de sustentabilidade? Estou muito satisfeito, a gente viu um interesse muito grande, acho que a gente conseguiu o objetivo que era inspirar as pessoas a pensar mais na temática da sustentabilidade, e que isso pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, inclusive na moda", concluiu.

Foto: Matheus Maciel - Nucom Seac

Para a secretária adjunta da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, Alessandra Amaral, essa palestra foi um divisor de águas. "Com certeza estimulou nossas costureiras, nossas artesãs pra cada vez mais se empenhar, principalmente falando de sustentabilidade, reciclagem, então a gente fica muito feliz porque isso foi um pontapé inicial para que elas produzam e se empenhem pra participar inclusive em dezembro do Eco Fashion". 

Texto: Matheus Maciel sob supervisão de Dani Franco