Quem passa pela Avenida Sororó, na divisa dos bairros Jardim União e Independência, em Marabá, vê de longe o avanço da construção da Usina da Paz. A unidade teve as obras autorizadas pelo governo do Estado, em abril de 2023, durante o aniversário de 110 anos da cidade, na Região de Integração Carajás. Em menos de um ano, já foram feitas todas as fundações do complexo multiprofissional e, agora, os trabalhos avançam para a montagem da estrutura metálica.

“Já estamos com a estrutura toda pronta do Complexo Esportivo para receber a cobertura e avançar para a construção dos vestiários. No prédio da Assistência, a nossa equipe está finalizando a parte de vigamento, fazendo o escoramento pra puxar a laje e entrar na fase de acabamento, que corresponde a reboco, estrutura elétrica e pintura", assegura o engenheiro Adiles Júnior..

Ele acrescentou: "iniciamos também a montagem da estrutura metálica do prédio do Teatro e, na piscina, já estamos na fase de impermeabilidade. Após essa etapa, já vamos seguir para a parte do revestimento e acabamento. Se o tempo ajudar, em março, a piscina estará totalmente entregue”, pontua em tom de comemoração, Adiles.

O projeto Usina da Paz é um grande e moderno complexo comunitário e já se destaca no Brasil como modelo de política pública social e cidadania, afirma o titular da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando.

"O projeto das Usinas da Paz é um sucesso e reconhecido nacionalmente como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país. É muito importante poder levar este importante equipamento público para um número cada vez maior de municípios do Pará, como Marabá", destaca o titular da Seac, Igor Normando.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

E isso não é apenas discurso, os trabalhadores da obra também se sentem orgulhosos em fazer parte do empreendimento, que ajuda a transformar a realidade das pessoas e da comunidade.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

“Tem coisa melhor do que saber que o seu trabalho vai ajudar o próximo? Eu me sinto um cara orgulhoso de estar aqui e ver que estou contribuindo para algo histórico. É como se eu conseguisse deixar a minha assinatura nesse lugar”, finaliza Renato Oliveira Teixeira, montador de estrutura, que fala do emprego com um sorriso no rosto.

A Usipaz Marabá está sendo construída em um espaço de mais de 10 mil m², doado pela prefeitura municipal. As obras fazem parte de um projeto integrado ao Programa Territórios Pela Paz (Terpaz), do governo do Estado, em parceria com a mineradora Vale. O projeto que virou referência de cidadania em todo o país, vai ofertar mais de 70 serviços para a população. E a expectativa já é grande para o funcionamento da Usina, como é o caso do Elder da Cruz Moura, de 28 anos.

“Tenho uma filha de três anos, que está crescendo rápido. Futuramente quero botar ela pra fazer um curso aqui, de ballet, natação... Já pensou? Que felicidade não vou sentir como pai por saber que trabalhei nessa obra e minha família vai aproveitar do espaço que teve o meu suor, o toque das minhas mãos?”, finaliza o auxilia de topografia.

Oportunidades

As obras da Usina também atraem pessoas da cidade e de regiões vizinhas em busca de melhores condições de vida. Atualmente a construção emprega 94 trabalhadores, que atuam de forma direta como pedreiros, carpinteiros, serventes, armadores, operadores, entre outros. E a boa notícia é que a construção está com vagas em aberto para a fase final dos serviços. A mão de obra é encaminhada através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), como é o caso do seu Marcelo Santos.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

“Eu estava na padaria, quando me disseram que aqui estavam precisando de gente. Não pensei duas vezes. Fui no Sine, fiz meu cadastro e vim correndo aqui. Tenho experiência e muita vontade de atuar em algo grande e significativo como essa obra aqui”.

“É muito gratificante a gente ter esse feedback dos colaboradores que estão vindo, da importância que eles estão dando em trabalhar em um empreendimento que vai mudar a realidade e gerar benefícios para próprio município.”, finaliza orgulhoso, o engenheiro Adiles Júnior que também é o responsável pelas novas contratações.

Serviço

Para o cadastro de currículo, o trabalhador deve se dirigir ao posto de atendimento, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 14h. O Sine fica na Rua 5 de abril, Marabá Pioneira (antigo prédio da Caixa Econômica Federal), em frente à Praça Duque de Caxias.