Para confraternizar no período da quadra junina, as Usinas da Paz, localizadas na Região Metropolitana de Belém e Sudeste do Estado, realizam programação de São João nos espaços com o objetivo de promover ainda mais a integração da comunidade, além de valorizar a arte e talentos locais. A UsiPaz Parauapebas foi a primeira a dar início nos festejos com uma festa realizada no sábado (18), onde ocorreu apresentação de quadrilhas, com muita música e comidas típicas. 

 

Na sexta-feira (24), será a vez dos moradores de Canaã dos Carajás e de Marituba curtirem uma programação especial. No complexo multifuncional localizado no sudeste do Estado, a programação será voltada para o público da melhor idade como explica o gerente-geral do espaço, Bruno Carvalho, “a ideia é buscar acolher e valorizar um público que muitas vezes não tem a possibilidade de ir para os grandes festivais juninos, por isso nosso foco foi promover uma festa para a comunidade de idosos do município, além de fortalecer a campanha municipal que está ocorrendo contra o combate a violência da pessoa idosa. Hoje o nosso principal foco é valorizar e transformar as pessoas, permitindo que ocorra uma integração entre os diferentes indivíduos da nossa sociedade, e para isso teremos a apresentação da quadrilha dos idosos, de duas quadrilhas municipais e uma quadrilha de uma escola que está situada em uma zona de vulnerabilidade”. 

O festejo está previsto para iniciar às 17h, mas o evento contará com uma vasta programação, que inicia às 15h, com uma palestra educativa, prosseguindo com serviços de corte de cabelo, designer de sobrancelha e manicure, além de um espaço de relaxamento. Já na UsiPaz Nova União, em Marituba, o Arraiá da Família iniciará às 14h, com apresentação de quadrilhas, venda de comidas típicas, correio elegante e muito mais. 

BELÉM

No sábado (25), o Arraiá das UsiPaz serão por conta das unidades Cabanagem e Benguí, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua. Na Cabanagem, a festa inicia às 15h e terá dança de salão, danças folclóricas, concurso de miss caipira, quadrilhas e pássaro junino.

 

A quase 4km de distância, outro festejo junino será o Arraiá Pai D’Égua da UsiPaz Benguí, ou do Bengola, como os moradores bem chamam o bairro. Por lá, o som começará às 16h com bandas, gincanas, exposição de arte, roda de capoeira, apresentação de grupos folclóricos e dj. “Nossa festa tem o caráter de juntar as pessoas. Sendo a primeira festa junina que vai acontecer aqui na Usina da Paz, nós fizemos questão de fechar com artistas e quadrilhas locais, vendedoras de comidas aqui do bairro também. Será uma festa de comunidade no sentido mais amplo, de fortalecimento dessas relações”, conta Juliana Chaves, gerente-geral do espaço.

ANANINDEUA

Os moradores de Ananindeua também poderão se divertir com uma linda festa de São João que está sendo organizada na Usina da Paz Icuí-Guajará, a partir das 15h. Os moradores da região poderão dançar ao som de artistas locais como o cantor de brega, Nelsinho Rodrigues. Para o responsável pelo espaço, Victor Souza, o momento é de muita felicidade. “É uma festa que nos traz muitas emoções pois, devido a pandemia, ficamos dois anos sem qualquer tipo de festa junina, sem qualquer evento, e hoje ganha a gente e ganha também a comunidade, porque eles irão usufruir do que estamos preparando. Vamos ter quinze barracas cedidas à comunidade, onde ela vai poder levar seu material para vender, o pessoal do artesanato, das comidas típicas, gerando renda, cultura e cidadania. Estamos muito empenhados e felizes por esse momento”.

Em todos os arraiás a entrada da população nas Usinas da Paz será gratuita.

Por Raiana Coelho (SEAC)