Evento divulga o 'Meu Endereço', entre outras ações, e tem realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, e a UFPA 

Na manhã desta quarta-feira (15) foi dado início a 1ª Feira do Saber e Conviver, na Usina da Paz Icuí-Guajará em Ananindeua, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). 

"O objetivo da feira é mostrar para a comunidade o trabalho que vem sendo realizado dentro do Projeto ‘Meu Endereço’ e ressaltar que os moradores do município podem nos procurar aqui na Usina da Paz Icuí-Guajará, para regularizar a documentação do seu imóvel, no que diz respeito à metragem da casa, à planta de limite do lote, entre outras documentações’’, afirmou a psicóloga da Sectet, Adriana Nascimento.

Durante a programação, que iniciou às 9h e segue até às 18h, serão disponibilizadas uma Oficina Vocacional, na área tecnológica e, ainda, dicas de reparos residenciais. Com o objetivo de orientar a comunidade com as informações e conhecimentos sobre os cursos tecnológicos, haverá a apresentação do vídeo: Matei a lei, Assistência tecnológica e tecnológica, lançamento da câmara institucional. 

Ao final da programação, 20 moradores, que já haviam sido cadastrados, receberão o kit “Meu endereço Certo”, composto pela planta de localização do imóvel, planta de limite de lote, laudo das condições socioambientais da moradia, laudo de avaliação do imóvel e uma guia de encaminhamento das demandas comunitárias para serem resolvidas pelas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Pará.

‘’O projeto consiste em trabalhar dentro dos bairros ouvindo os moradores e vendo as suas necessidades. Já que muitos deles não sabem o seu endereço correto, onde residem, qual o bairro. Então, o fundamental é dar essa cidadania e reconhecimento, proporcionando o endereço certo, e atendê-lo no que ele necessita e estando de posse desse kit ele já pode se direcionar ao órgão competente para buscar essa melhoria’’, ressaltou o vice-coordenador do projeto 'Meu endereço', Renato das Neves.

O “Meu endereço” faz parte das ações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio da CRF-UFPA, dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo Governo do Pará.

Execução – Para fazer o levantamento dos dados, as equipes da CRF-UFPA utilizaram as tecnologias do drone, o sistema de navegação global por satélite, mais conhecido por GNSS, que permite a localização de determinado ponto na superfície terrestre, além do uso do RTK, cuja sigla em inglês é Real Time Kinematic, e realiza a transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites em relação aos pontos localizados no solo.

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)