Ao todo, 31 alunos participaram da programação

Plantar a semente da conscientização quanto a importância de cada estudante no processo de preservação do meio ambiente, essa foi o mensagem que o 'Projeto Conecta Parque, levou aos estudantes do 6º ano da rede estadual de ensino do entorno da Usina da Paz na cerimônia de entrega dos certificados de participação do projeto. A certificação ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Teatro da UsiPaz, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).

Ao todo, 31 alunos participaram da programação, sendo 16 alunos da Escola Estadual Icuí-Laranjeiras e 15 da Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios.

A ação faz parte da programação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (IDEFLOR-Bio), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz) do Governo do estado do Pará.

Os estudantes foram recebidos ao som da cantora lírica e diretora técnica da Fundação Carlos Gomes (FCG), Eugênia Pinon, na voz e piano elétrico, acompanhada de Robenari Marques. No decorrer da programação os alunos receberam o certificado, assistiram vídeo sobre a visita  no Parque Utinga e receberam também presente de Natal, doados pela Usina da Paz, com apoio da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho.

A presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson, recepcionou os estudantes com muita alegria, e destacou que o Instituto, participa da 'UsiPaz' com ações de educação ambiental, por meio do Projeto Conecta Parque, que visa conscientizar para a importância da preservação da biodiversidade para um futuro sustentável, e atende alunos de escolas do entorno da (UsiPaz), matriculados no ensino fundamental. 

Na ocasião, a presidente convidou os alunos para uma nova aventura, conhecer o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia, uma Unidade de Conservação(UC) de proteção Integral criada em 2010, localizado na Região Metropolitana de Belém, à 23 Km da capital paraense Belém. 

"Vocês estão convidados a participar de um dia de muita aventura, e terão também a oportunidade de conhecer diversos tipos de animais e plantas da nossa fauna e flora". disse a presidente.

O Projeto Conecta Parque é dividido em dois momentos. O primeiro ocorre dentro da Usina, com realização de palestras e exibição de vídeo educativo sobre meio ambiente, proporcionando aos estudantes a oportunidade de ter contato com temas relevantes para a preservação do meio ambiente, estimulando o senso de responsabilidade ambiental que devem ter, além de visitação ao viveiro de mudas frutíferas e florestais, instalado na área externa do espaço.

A segunda é formada por visita monitorada à Unidade de Conservação, Parque Estadual do Utinga (Peut) “Camillo Vianna”, proporcionando aos estudantes uma experiência prática de conexão com a natureza, onde a sua sensibilidade e identificação é incentivada através das atividades que participam.

São oferecidos aos alunos: passeios de bicicleta; atividades de interpretação ambiental, na trilha guiada; e atividades esportivas, como rapel e passeio de bicicleta.

O gerente geral da Usina da Paz Icuí-Guajará, Alex Melul, deu boas vindas aos estudantes e destacou a importância das ações do Projeto Conecta Parque, integrado ao programa Território Pela Paz (TerPaz), com ações realizadas na UsiPaz e também no Parque Utinga, voltadas para a preservação do meio ambiente.

O professor de educação física da escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios, Carlos Paiva, parabenizou todos os servidores do IDEFLOR-Bio, pela realização do projeto, que proporcionou aos estudantes atividades ao ar livre, incluindo abordagens educativas sobre a importância da preservação do meio ambiente. "Por meio do projeto eu muitos de nossos alunos fomos ao Parque Utinga pela primeira vez, muito obrigado por nos proporcionar essa experiência. Gostaria que a ação se estendesse à escolas de outros bairros, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar as belezas naturais do Parque", disse.

Por Aldirene Gama (IDEFLOR-BIO)