A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) chegou, neste final de semana, aos municípios de Ananindeua, Colares, Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas.

Apesar do feriadão prolongado, muitos alunos não perderam a oportunidade de ter acesso aos principais conteúdos que mais caem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Neste sábado (18), o programa “Enem Pará Itinerante” desembarcou nas regiões metropolitana, nordeste e sudeste paraense, mais precisamente nas cidades de Ananindeua, Colares, Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas. 

A iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), busca garantir o conhecimento necessário e a competitividade dos candidatos que vão enfrentar o Enem, previsto para ser aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. Os aulões abordaram conteúdos focados em recorrências, com questões presentes todos os anos nas provas, mas que os alunos ainda apresentam dificuldade de compreensão.

Toda a programação foi aberta aos alunos da rede pública estadual que estão na terminalidade do Ensino Médio, além daqueles que já concluíram os estudos. “Nos locais, foram disponibilizados aos participantes materiais de estudos, dicas para um bom desempenho nas provas e orientações detalhadas por meio de especialistas nas áreas do conhecimento exigidas no exame”, afirmou a titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga.

Oportunidade

Quem está com grandes expectativas para o Enem deste ano é Pauliana Oliveira, de 30 anos, que avaliou o aulão positivamente. “A iniciativa está sendo interessante, até porque nunca tinha participado e, para mim, está sendo novidade. Ainda estou com dúvidas de qual curso pretende fazer, mas à princípio farmácia e agradeço ao Governo do Estado, por meio da Seduc, até porque muitos não tem condições de pagar um cursinho, então isso incentiva muitos jovens a terem um futuro”, ressaltou.

Já para Wenndel Magalhães, de 17 anos, a distância não foi um empecilho para que pudesse participar do aulão deste sábado na UsiPaz de Parauapebas, já que, segundo ele, boa parte dos conteúdos acabam não sendo ministrados nas escolas. O estudante fará as provas do Enem pela segunda vez, pretende cursar Direito e, através dos estudos, pretende dar uma vida melhor para si e seus familiares.

“Esse aulão está sendo muito bom para nós, principalmente porque há vários alunos não têm acesso a esse tipo de conteúdo, que na maioria das vezes é pago. Como o Governo do Estado está disponibilizando essa oportunidade de adquirir mais conhecimento e se preparar para essa prova tão importante da nossa vida, a gente não poderia ficar de fora. Pretendo participar de todos os aulões que tiverem, estou confiante de que desta vez vou conseguir entrar na faculdade e poder dar uma vida melhor para a minha família”, conta o aluno. 

Ampliação

Vale destacar que, em Canaã dos Carajás e Parauapebas, a Seduc deu início ao cursinho pré-vestibular nas Usinas da Paz (UsiPaz), recentemente inauguradas nos dois municípios. A atividade será contínua e, a cada mês, estão previstos dois aulões preparatórios nesses complexos de serviços do Governo do Pará.

O diretor da UsiPaz de Parauapebas, Cláudio Cruz, relembrou que há um mês o governador Helder Barbalho entregou a unidade que administra, a qual desde então oferta atividades diariamente para a população do município. “Faz um mês da inauguração deste espaço que, no dia seguinte, já começou suas atividades. Já foram mais de 7 mil atendimentos e hoje iniciamos o aulão preparatório ao Enem que, apesar do feriadão prolongado, teve a participação expressiva dos alunos. Aqui os serviços chegam à comunidade, elas têm se demonstrado satisfeitas e a ideia é que sejam cada vez ampliados para a população”, enfatizou o dirigente. 

“Hoje, nós estamos trazendo aos nossos estudantes o suporte necessário para que se preparem para o Enem. Além disso, fizemos a implantação da plataforma ‘Enem Pará Digital’ e, também, dos cursos específicos de Matemática e Redação nas UsiPaz de Canaã e Parauapebas. Mas é importante frisar que não é apenas o sudeste do estado que está recebendo nossos aulões, estamos presentes também em Colares e na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua. Estas são apenas algumas das diversas ações que o Governo do Pará, por meio da Seduc e da Sectet, disponibilizam para toda a população”, destacou o coordenador de Ações Enem da Seduc, Diego Maia.

Por Vinícius Leal (SEDUC)