A atividade é promovida pela Semas, dentro da programação TerPaz Sustentável alusiva ao Setembro Verde, mês dedicado ao meio ambiente.

O curso de Formação para Agentes Ambientais na Usina da Paz Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém, começou na manhã desta terça-feira (26). Com 40 vagas, o curso prossegue até a próxima sexta-feira (29), das 8 h às 12 h.

Moradora do bairro, Vanda Lima, 56 anos, é uma das participantes. Segundo ela, “esse curso é muito importante, pois está trazendo educação e conscientização de uma forma que eu possa passar para os meus familiares e vizinhos, para as pessoas que nos cercam, explicar que é muito importante a gente ter a conscientização de que o meio ambiente é vida”.Educador Lucivaldo Maia quer multiplicar o número de protetores da natureza Educador Lucivaldo Maia quer multiplicar o número de protetores da natureza / Foto: Amicia Ellen / NUCOM SEAC

Segundo o educador Lucivaldo Maia, ministrante do curso, o objetivo é formar agentes ambientais para que sejam multiplicadores de proteção à natureza. “Queremos que essas pessoas possam atuar na comunidade, no bairro do Bengui, identificando os problemas ambientais e tendo a possibilidade de buscar formas de amenizar, de solucionar esses problemas. Um curso desse é muito válido, nesse sentido, de você buscar novo conhecimentos acerca do que é o meio ambiente, o que é a educação ambiental, seus princípios, a legislação, para que eles possam ser capacitados a solucionar esses problemas”, explicou.

“TerPaz Sustentável” - O curso, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), faz parte da programação do “TerPaz Sustentável”, realizado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), que preparou durante o mês de setembro diversas atividades sobre meio ambiente.

Foto: Amicia Ellen / NUCOM SEAC

“Esta iniciativa reflete nosso compromisso com a conscientização ambiental e o cuidado com o meio ambiente. Por meio de palestras, exposições, plantação de mudas de árvores, oficinas e outras atividades, estamos proporcionando oportunidades para que a comunidade se envolva ativamente na preservação do nosso ambiente. Estamos formando cidadãos conscientes e ativos na promoção da sustentabilidade, e assim contribuir para um futuro mais sustentável para todos”, ressaltou o titular da Seac, Igor Normando.

Serviço: As vagas para participar do Curso da Formação em Agente Ambiental ainda estão disponíveis. Para se inscrever, basta procurar a recepção da UsiPaz Bengui, na Estrada do Bengui, ao lado do pátio de retenção do Detran, nesta quarta-feira (27), às 8h.

Texto: Paulo Garcia (NUCOM/SEAC)