Momentos de fé e criatividade. A Usina da Paz Paz Pe. Bruno Sechi, localizada no bairro do Bengui, em Belém, iniciou nesta quarta-feira (04), a exposição “Elementos do Círio”, em parceria com o Parque Shopping, que destaca o trabalho de talentosos moradores da região e promete encantar os visitantes com uma variedade de elementos culturais relacionados a esse evento tradicional.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

A exposição conta com uma coleção de mantos produzidos por oito moradores, durante as oficinas ministradas na UsiPaz, incluindo 15 mantos personalizados que demonstram a habilidade e criatividade desses artistas locais.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

Uma das alunas participantes foi a costureira Edna Reis, que sozinha produziu dois mantos durante as aulas. “Participar dessas aulas de produção de manto foi muito especial, inclusive eu fiz esses dois que estou segurando, foi muito bom. Eu nunca tinha feito mantos, trabalho com moda praia e íntima, mas manto foi a primeira vez que confeccionei e agora estou expondo eles aqui no shopping, é só felicidade”, contou.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

Além dos mantos, o público pode prestigiar uma exposição fotográfica que busca explorar as nuances e a beleza do Círio de Nazaré, através das lentes de talentosos fotógrafos da comunidade. Os visitantes também podem adquirir artesanato local exclusivo durante o evento.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

É o caso da aposentada Maria Lúcia, que estava passeando pelo shopping e aproveitou para garantir uma camisa estilizada do Círio de Nazaré. “Eu amei o espaço, já aproveitei pra levar uma camisa do Círio, todo ano eu compro, então já garanti a minha”, disse Maria.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

A artesã Ana Cleide tem uma loja online de vendas de bijuteria artesanal e, por meio da UsiPaz está expondo seu trabalho nesta exposição. “Já é a segunda vez que venho expor aqui no shopping, pra mim é excelente porque vendo e também faço contatos com outras pessoas, lá na Usina da Paz eu participo de feirinhas e cursos de artesanato para me aprimorar cada vez mais. É uma oportunidade e tanto estar aqui”, ponderou.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

Incentivo - Esta iniciativa tem como objetivo apresentar o talento artístico da comunidade, mas também divulgar a produção dos moradores e incentivá-los a continuar explorando suas habilidades criativas. Celebrando a cultura local e enaltecendo as tradições que fazem parte da identidade da região.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

“A gente já fez ano passado uma exposição, mas esse ano a gente reeditou a mostra e hoje os moradores que participam das oficinas das Usinas da Paz do Bengui estão aqui exibindo os trabalhos deles e até vendendo esses produtos que fizeram especialmente para esse período do Círio. As artesãs que são parceiras da usina também estão aqui mostrando seus trabalhos, vários artigos maravilhosos. É uma oportunidade para eles terem acesso a um público maior, estão tendo seus trabalhos reconhecidos, conseguindo clientes em potencial, encomendas, um momento especial para eles”, informou Juliana Chaves, coordenadora geral da UsiPaz Pe. Bruno Sechi.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

“Essa colaboração fortalece os laços entre diferentes setores da nossa comunidade. Transforma o shopping em um ponto de encontro onde as tradições podem ser apreciadas e compartilhadas por todos. Os mantos produzidos pelos alunos são expressões vivas de dedicação, talento e tradição da cultura paraense”, pontuou Isa Lucena, gerente de marketing do Parque Shopping Belém.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

Não perca a oportunidade de mergulhar na riqueza cultural e artística que permeia a celebração do Círio de Nazaré e apreciar o talento dos moradores locais que contribuem para tornar esta festividade tão especial.


Foto: Marco Naziazeno (NUCOM/SEAC)

Serviço - A exposição "Elementos do Círio" da UsiPaz Bengui, estará aberta ao público até o dia 15 de outubro, de segunda à sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 12h às 22h, no Parque Shopping

Texto: Paulo Garcia (NUCOM/SEAC)