Moradores do bairro do Guamá, em Belém, receberam nesta quinta-feira (25) um mutirão com serviços de saúde para animais, em mais uma edição do Programa "Pará Patas". A ação foi realizada na Usina da Paz Guamá, em uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac). Durante a programação, centenas de cães e gatos foram atendidos com serviços gratuitos de vacinação antirrábica e consulta veterinária.

Lucileia e Zuzu, que recebeu vacina e passou por consultaLucileia e Zuzu, que recebeu vacina e passou por consultaFoto: Lucas Dias / Nucom SeacA moradora Lucileia Balieiro aproveitou para atualizar a carteira de vacinação de Zuzu, sua gata de nove meses. “É muito importante essa vacinação para o animal ficar saudável. Chegamos cedo. Ela já se vacinou, e agora vamos aproveitar a consulta veterinária”, disse a tutora.

A dona de casa Maria Oliveira levou seus dois animais de estimação: Flor, uma cadela da raça Pinscher, 2 anos, e o recém-nascido Pipoca, um gato sem raça definida. “Essa é a primeira consulta do Pipoca. A Flor veio para vacinar. Eu sempre venho nas ações, ainda mais que vivo aprendendo na Usina. Participo de dança e do curso de empreendedorismo”, contou.

Maria Oliveira aproveitou a ação do governo do Estado para cuidar da saúde de Flor e Pipoca Maria Oliveira aproveitou a ação do governo do Estado para cuidar da saúde de Flor e PipocaFoto: Lucas Dias / Nucom Seac

Critérios - Os atendimentos do "Pará Patas" começam às 8h, e são realizados mediante senha, seguindo a ordem de chegada. Deve ser apresentado documento oficial com foto dos tutores. Mais de 50 mil animais já foram atendidos em todo o Pará, desde o ano passado.

Foto: Lucas Dias / Nucom SeacSegundo o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, a iniciativa contribui para a conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais. “O Programa 'Pará Patas' representa uma grande oportunidade para a promoção gratuita da saúde animal e o fortalecimento dos laços entre tutores e seus animais de estimação. A questão da saúde animal é, sem dúvida, uma questão de saúde pública de extrema importância, por isso os serviços oferecidos pela ação também atuam no controle de zoonoses e evitam doenças’, afirmou.

O Programa visa promover a saúde e o bem-estar dos animais, além de proporcionar acesso a cuidados veterinários essenciais para aqueles que, muitas vezes, não teriam condições de arcar com esses custos.

Cronograma - A ação também atenderá, as terças e quintas-feiras, nas demais Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, de acordo com o cronograma a seguir:

UsiPaz Bengui - 30/01

UsiPaz Cabanagem - 01/02

UsiPaz Terra firme - 06/02

UsiPaz Icuí-Guajará  - 08/02

UsiPaz Marituba - 20/02

UsiPaz Jurunas/Condor - 22/02

Texto: Chrystian Machado - Ascom/Seac