Moradores do bairro da Cabanagem participam das aulas do curso de formação do Geração Empreende+, na Usina da Paz Cabanagem, em Belém. As aulas da primeira etapa do projeto iniciaram na última segunda-feira (29) e terminam na sexta-feira (2).

Com iniciativa do Governo do Pará, o projeto Geração Empreende+ visa, da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), capacita os participantes com conhecimentos e habilidades necessárias para abrir e gerir com êxito seus próprios empreendimentos. 

Danilo Almeida

Danilo Almeida Foto: Matheus Maciel (SEAC)

Danilo Almeida, de 35 anos, conta que sempre sonhou em ter o seu próprio negócio e aproveitou a oportunidade para se capacitar e buscar ainda mais conhecimento. "Comecei ontem o curso e já tive uma boa visão de empreendedorismo e educação financeira, estou gostando. Já estou ansioso para as próximas etapas", disse. 

Andriele Gonzaga

Andriele Gonzaga Foto: Matheus Maciel (SEAC)

Já Andriele Gonzaga, de 36 anos, conheceu o projeto pelas redes sociais e se interessou no serviço prestado na Usina. "Eu preciso aprender muito, tenho um estúdio de estética e possuo dificuldades na área financeira. Creio que vou sair daqui uma excelente empreendedora", afirmou. 

Jorge Vaz

Jorge Vaz Foto: Matheus Maciel (SEAC)

O Coordenador do Projeto, Jorge Vaz, explica que o Geração Empreende+ leva capacitação às pessoas dos bairros atendidos pelas Usinas. "Já passamos por todas as Usinas, a Cabanagem está sendo a última desta primeira etapa, e aqui o aluno aprende desde a parte da formação de preços, financeiro, até vendas e planejamento estratégico. Tudo para investir no seu negócio, de forma prática", detalhou.

Microcrédito - Ao finalizar o curso, os participantes vão ter uma mentoria individual e se estiverem aptos na questão da documentação, vão poder receber um crédito de R$ 2 mil do CredCidadão, programa do Governo Estadual, voltado a microempreendedores. Aqueles que se destacarem poderão solicitar o microcrédito, que proporciona o suporte financeiro necessário para iniciar o próprio negócio.

Números - Nesta etapa do projeto, foram formadas cinco turmas, cada uma com 100 alunos, para cursos de formação técnica. 

Para o Secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, o projeto fortalece as habilidades locais e impacta positivamente as comunidades. "O Geração Empreende+ é um projeto importante que capacita empreendedores jovens na periferia, permitindo que transformem suas ideias em empreendimentos sólidos, contribuindo assim para o fortalecimento econômico e social dessas comunidades", detalhou.

Foto: Matheus Maciel (SEAC) 

Segunda Etapa - Após a formação, os alunos passarão por uma orientação em que terão que criar um projeto de conclusão que esteja alinhado com a promoção da cidadania e um dos seguintes eixos temáticos: negócios voltados à gastronomia, negócios digitais ou negócios de impacto ambiental/social. A apresentação do projeto é um critério indispensável para a obtenção do Certificado de Conclusão do curso.