O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), promoveu nesta quinta-feira (1º) a segunda edição do Programa “Viradão da Saúde”, mutirão noturno que levou gratuitamente consultas especializadas a moradores de diversos bairros da Região Metropolitana de Belém. Os serviços foram ofertados, de forma simultânea, nas Usinas da Paz localizadas no Bengui e Cabanagem, em Belém, e Icuí-Guajará, em Ananindeua.

Moradores chegaram cedo às UsiPaz para receber atendimento em mais de 10 especialidades médicas, como Pediatria, Endocrinologia Otorrinolaringologia, Ginecologia, Geriatria, Psiquiatra, Odontologia e Clínica Médica. Também houve vacinação.

Sheila Alves foi atendida na Usina da Cabanagem

Sheila Alves foi atendida na Usina da Cabanagem Foto: Adan Costa / NUCOM SEAC

Sheila Alves, 46 anos, aproveitou para cuidar da saúde bucal. “Aqui, no bairro da Cabanagem, é muito difícil encontrar médicos. Se a gente precisa de um especialista, tem que ir de madrugada para a fila. E quando tem uma ação dessas é muito bom. Hoje eu aproveitei para me consultar com o dentista”, disse a moradora.

A dona de casa Marilza Oliveira, 40 anos, foi à Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no Bengui, em busca de atendimento para seu filho, Hugo Israel, 4 anos. Ela destacou a facilidade de horário do viradão da saúde. “Essa ação é ótima, pois muita gente não consegue esses serviços por questão de tempo. Muita gente trabalha, e esse horário é fundamental para as pessoas. A Usina tá nos ajudando muito”, gaantiu Marilza.

Marilza Oliveira com o filho, Hugo Iarael, na UsiPaz Bengui

Marilza Oliveira com o filho, Hugo Iarael, na UsiPaz Bengui Foto: Amicia Ellen / NUCOM SEAC

Demandas - Mais de 1.500 pessoas são atendidas em cada viradão da saúde. São cerca de 500 atendimentos especializados em cada Usina da Paz. Os serviços mais procurados são em Clínica Médica, Ginecologia e Pediatria.

Para o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, o mutirão busca diminuir a fila de espera e zerar a demanda por especialidades. “Muitas vezes, as pessoas passam de um a dois anos para ter uma consulta. Pensando nisso, o governo do Estado criou esse mutirão noturno, para levar atendimento à população das regiões menos atendidas. Sem sombra de dúvidas, estamos fazendo um grande esforço para diminuir as filas nos atendimentos de especialidades, principalmente na Região Metropolitana de Belém”, disse Igor Normando.

Moradora da Cabanagem, Gleici Santos, 39 anos, esperou por mais de seis anos a consulta com um endocrinologista. No mutirão, teve a oportunidade de cuidar da saúde. “Fiquei mais de seis anos em busca de um atendimento para ver a questão hormonal. Quando eu soube, corri para cá. Não é fácil encontrar esse tipo de consulta, mas com essa ação ficou muito melhor. Aqui na Usina a consulta foi ótima. Agora, já estou com todos os encaminhamentos”, contou Gleici.

O Programa “Viradão da Saúde” pretende levar, por etapas, os atendimentos em especialidades médicas, a cada mês, a diversos bairros da Região Metropolitana de Belém. A data do próximo mutirão será divulgada em breve, nas redes sociais da Seac e das Usinas da Paz.

Texto: Chrystian Machado - Ascom/Seac