Mais uma edição do Programa "Pará Patas" foi realizada nesta terça-feira (30), desta vez, na Usina da Paz Pe. Bruno Sechi, no bairro do Bengui, em Belém. Os tutores chegaram cedo para aproveitar o mutirão de saúde animal, idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

O programa “Pará Patas” oferece qualidade de vida aos animais, com a oferta de diversos serviços gratuitos como atendimento veterinário, vacinação antirrábica, além da prevenção e o controle de zoonoses.

Morador Gean Ferreria

Morador Gean Ferreria Foto: Amícia Ellen / Nucom Seac 

O morador do Benguí, Gean Ferreira, de 35 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde do pequeno Thor, um cãozinho sem raça definida de apenas dois meses de idade. “Eu achei muito bacana essa iniciativa. Sempre que posso venho aqui na Usina, onde meu filho faz vôlei e outros cursos. Então sempre aproveito os serviços”, disse.

A jovem Fernanda da Conceição soube da ação pelas redes sociais e levou a gata Charlotte, de 4 anos, para consulta e atualização da carteira de vacinação do animal de estimação. “Além de ter uma acessibilidade excelente, eu acho essa ação muito boa, principalmente por ser gratuita. Nem todo mundo tem condições de pagar uma consulta veterinária, então acho muito bom para quem não tem renda suficiente”, afirmou.

Médica Itaiara Santos

Médica Itaiara Santos Foto: Amícia Ellen / Nucom Seac

Prevenção - Com a oferta gratuita de vacinação antirrábica e consulta veterinária, o Programa “Pará Patas” também atua no controle de zoonoses, doenças que acometem os animais e são transmissíveis aos seres humanos, como a raiva, por exemplo.

Foto: Amícia Ellen / Nucom SeacConforme o Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente cerca de 500 mil notificações de agravos relacionados à raiva. A maioria dessas notificações é causada por cães e em segundo lugar gatos. 

A médica veterinária Itaiara Santos Pinheiro, que participou dos atendimentos a cães e gatos, destacou a importância da consulta veterinária para a saúde dos animais de estimação. “O atendimento esclarece dúvidas em relação à alimentação e aos cuidados com os animais. Hoje em dia, os pets fazem parte da família, então quando eles estão doentes, os familiares ficam tristes. E justamente essas consultas vêm para sanar as dificuldades que os tutores têm de procurar um atendimento particular”, detalhou.

Para o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, a ação na Usina da paz Bengui desempenha um papel fundamental para garantir que famílias tenham acesso a serviços de saúde animal, além de promover saúde pública com o controle de zoonoses. 

Jovem Fernanda da Conceição e sua gatinha

Jovem Fernanda da Conceição e sua gatinha Foto: Amícia Ellen / Nucom Seac

 

“Acreditamos que a saúde animal está ligada à saúde da comunidade, e o "Pará Patas" é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida dos nossos animais de estimação e da população local. O sucesso dessa ação é um incentivo para expandirmos nosso calendário de serviços para outros bairros, assegurando que mais regiões tenham acesso a esses cuidados essenciais”, explicou.

Serviço - A programação vai atender as Usinas da Região Metropolitana de Belém. A próxima ação acontece no dia 1 de fevereiro, na Usina da Paz Cabanagem.

Confira o cronograma:

UsiPaz Cabanagem - 01/02
UsiPaz Terra firme - 06/02
UsiPaz Icuí-Guajará - 08/02
UsiPaz Marituba - 20/02
UsiPaz Jurunas/Condor - 22/02 

Texto: Chrystian Machado (SEAC)