Governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço, ressaltando o legado social que representa a UsiPaz para o município

Terreno onde será erguido o complexo de cidadania e segurança em BarcarenaTerreno onde será erguido o complexo de cidadania e segurança em Barcarena - Foto: Raoni Figueiredo / Ag Pará

Na noite desta terça-feira (25), na sede municipal de Barcarena, na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense, foi consolidada a construção de mais um complexo multifuncional do governo do Estado. A Usina da Paz Barcarena foi anunciada pelo governador Helder Barbalho, que assinou a Ordem de Serviço para a construção ao lado da vice-governadora Hana Ghassan; do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa; do secretário Estratégico de Articulação da Cidadania, Igor Normando; de representantes das indústrias Hydro e Albras, e de deputados federais e estaduais.

Governador Helder Barbalho com o documento que garante o início da obra da UsiPaz, estrutura que oferece um leque de oportunidades à populaçãoGovernador Helder Barbalho com o documento que garante o início da obra da UsiPaz, estrutura que oferece um leque de oportunidades à população - Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Segundo o governador Helder Barbalho, a implementação da Usina da Paz "será certamente muito importante para a inclusão da cidadania em Barcarena. Hoje, nós damos um passo incisivo para implementar nessa cidade um projeto que cuida das pessoas, que faz com que a família possa se enxergar no mesmo ambiente, que é a Usina da Paz".

Para o titular Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, a instalação da UsiPaz em Barcarena atende aos anseios de toda a sociedade local. "Sabemos o quanto a cidade de Barcarena tem crescido, e com isso o aumento das demandas da população. Temos certeza que a UsiPaz vem atender a essas necessidades, não apenas gerando empregos e oportunidades, mas auxiliando na formação cidadã de cada membro da comunidade", afirmou.

Secretário Igor Normando no momento da assinaturaSecretário Igor Normando no momento da assinatura - Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Desenvolvimento - Para a autônoma Solange Xavier, a presença da Usina da Paz vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento do município. "Estou feliz porque Barcarena está começando um desenvolvimento muito grande. Eu tô maravilhada de ver cada espaço que tá sendo construindo, que tá sendo feito. Eu acredito que isso é tudo para a melhoria do povo. A gente tá muito feliz, sim. Quando estiver pronta, eu vou estar aqui", garantiu.

A gestora social Silvana dos Anjos, presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Bairro Zita Cunha, também está na expectativa pela construção da Usina da Paz. "Aqui nós temos nove comunidades dentro do bairro Zita Cunha. Antes, era tudo área rural e de assentamento, e agora estamos na fase de transição para área urbana. Por isso a vinda da Usina da Paz é muito importante, pois são muitos serviços, especialmente de saúde e educação, que é o que a gente mais precisa aqui. Estamos na torcida pra essa chegada”, adiantou Silvana.

Legado - As obras da Usina da Paz Barcarena serão realizadas a partir do Termo de Cooperação firmado entre o Governo do Pará e as indústrias Albras e Hydro, instaladas no município.

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância da parceria como legado para as próximas gerações. “O Estado do Pará tem por vocação a mineração, mas a mineração é um bem finito. A gente sabe quando inicia e quando termina. Nós queremos que a mineração seja utilizada para produzir riquezas, pra gerar emprego, mas acima de tudo ela tem que deixar um legado para as próximas gerações. Para o dia que acabar a produção de bauxita no Estado e a Hydro for embora para a Noruega, ela sabe que estará deixando um legado para os paraenses que virão”, frisou o governador.

Texto: Dani Franco (Nucom/Seac)