O Governo do Estado autorizou, na manhã deste sábado (13), o início da construção da nova Usina da Paz de Icoaraci, em Belém. Em breve, moradores do distrito vão poder usufruir da estrutura deste, que é reconhecido nacionalmente como um projeto inovador nas áreas da segurança pública e promoção da cidadania.

Durante a ação, o Governador Helder Barbalho reforçou a importância da obra para toda a comunidade. “Hoje é um dia importantíssimo. Estamos iniciando as obras da Usina da Paz em Icoaraci. O maior e mais importante equipamento de cidadania de todo o Brasil está chegando em no distrito, dentro das estratégias do Governo em avançar com novas usinas. Neste momento, nove usinas estão em funcionamento e outras 26 estão em construção em todo o Estado (Icoaraci será a 27ª usina em construção). Até o final deste semestre, estaremos com 40 usinas em construção, para que, com isto, possamos ampliar a cobertura de serviços, cuidando das pessoas e olhando para aqueles que mais precisam”, declarou.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou que as Usinas da Paz fazem parte do maior projeto de inclusão social do país. “Por onde andamos neste Estado as pessoas pedem uma Usina da Paz. Agora, Icoaraci vai ganhar a sua, com mais de 70 serviços gratuitos à população.” pontuou. 

O secretário de articulação e cidadania do Pará, Igor Normando, destacou o sucesso das Usipaz. “Muitas pessoas de fora do Estado e até mesmo do Brasil vem aqui conhecer o projeto Usinas da Paz. São mais de 70 serviços e mais de 1500 pessoas atendidas diariamente. São diversos cursos e atendimentos oferecidos de forma gratuita. Hoje, estamos aqui anunciando uma Usina de Icoaraci, mais um exemplo de que o governo prioriza este distrito”, complementou Normando. 

EXPECTATIVA - A nova Usina da Paz Icoaraci ficará localizada na Travessa do Cruzeiro. O novo equipamento público irá beneficiar diretamente os mais de 167 mil moradores do distrito. O projeto de construção será realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e a empresa Vale.

Para os moradores da tradicional "Vila Sorriso", a expectativa é alta; Raimundo Luz é morador do bairro da Pratinha e já frequentou outras Usinas da Paz. “Venho acompanhando o trabalho das usinas há muito tempo. O Governo está trabalhando para ajudar a população que mais precisa. Já fui nas de Ananindeua e do Bengui em busca dos serviços. Agora, vai ficar bom demais com uma aqui em Icoaraci,” declarou. 

Larissa Pinheiro e o marido, Wellington Gonçalves, são moradores de Icoaraci e também aguardam pela construção do novo equipamento público. “É um projeto que vai ajudar a comunidade, principalmente as crianças. É muito importante ter um lugar para levar nossos pequenos com segurança.” disse Larissa. 

“Pra gente que atualmente não está trabalhando vai ser uma oportunidade de buscar cursos e, quem sabe, um novo emprego.” reforçou Wellington.  

USINAS DA PAZ - As Usinas da Paz oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Mais de 70 serviços intersetoriais são disponibilizados de forma gratuita, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Atualmente, já estão em funcionamento nove, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 27, incluindo da nova Usipaz Icoaraci, estão em construção. O objetivo é alcançar 40 novos complexos multifuncionais até o final da atual gestão estadual.

Texto: Matheus Rocha (SEAC) / Fotos: Ag.Pará