Representantes de diferente gerações, Carlos Alberto dos Santos, 62 anos, e Elyandra Rodrigues, 14 anos, têm o mesmo compromisso com os esportes

Sorriso no rosto e medalhas no pescoço, assim estavam os karatecas da UsiPaz Guamá, em Belém, na noite desta segunda-feira (25), durante a volta dos treinos no ginásio do complexo, após conquistas na Copa Norte de Clubes de Karatê, realizado no domingo (24), na UsiPaz Terra Firme. Além do Guamá, alunos da UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, também se destacaram e levaram 6 medalhas para casa. O evento contou com a participação de mais de 300 atletas no geral.


Atletas que competiram na Copa Norte de Clubes de Karatê (Foto: Giovanna Piani Nucom/Seac)

Os atletas Carlos Alberto dos Santos, de 62 anos, e Elyandra Rodrigues, de 14 anos, representam diferentes gerações, mas estão unidos pelo compromisso com a prática do novo esporte que adotaram.

Carlos Alberto dos Santos, de 62 anos, se encontrou no esporte e com a equipe da UsiPaz Guamá
Carlos Alberto dos Santos, de 62 anos, se encontrou no esporte e com a equipe da UsiPaz Guamá (Foto: Giovanna Piani Nucom/Seac)

Para Carlos, treinar karatê representa saúde e bem-estar, principalmente pelo apoio dos colegas e do professor, foi capaz de desenvolver confiança para se arriscar em sua primeira competição, com apenas 6 meses de prática na UsiPaz. “Eu vim em busca de saúde, passei por uma fase complicada na minha vida e me descobri aqui no Karatê. Gostei muito da turma, são todos acolhedores, temos a oportunidade de treinar em um espaço incrível como esse e agora a ideia é focar em outras competições e trazer mais medalhas para a usina”, comentou o aluno que conquistou a terceira colocação nas modalidades de Kata e Kumite, na categoria sênior.


Eliandra Rodrigues, de 14 anos, conquistou duas medalhas de bronze (Foto: Giovanna Piani Nucom/Seac)

Já Elyandra pretende continuar treinando para alcançar melhores resultados para a UsiPaz Guamá, ela conquistou duas medalhas de bronze em Kata, para jovens de até 14 anos. “Foi uma experiência maravilhosa. Agora quero continuar treinando, para cada dia superar mais as minhas habilidades e daqui pra frente tentar conquistar mais medalhas. Pretendo entrar em outras competições com certeza”, pontuou a jovem.

Com orgulho evidente em sua voz, Divino Soriano, o professor de Karatê da Usina da Paz Guamá, compartilhou sua perspectiva sobre o notável desempenho dos atletas. “Eles são faixa branca ainda, mas, mesmo assim, conseguiram conquistar medalhas, isso mostra que nosso trabalho está sendo bem-feito. Os familiares ficam felizes com o trabalho que nós estamos prestando e desenvolvendo. Nós não ensinamos só a ‘chutar’ e a ‘socar’, aqui a gente trabalha a parte física, mental e emocional”, relatou Divino Soriano, professor de Karatê da Usina da Paz do Guamá, sobre o desempenho dos atletas.

Segundo o secretário de cidadania Igor Normando, a promoção de esportes nas Usinas da Paz vai muito além das atividades físicas. É um compromisso sólido com a comunidade, uma visão que enxerga o esporte como um catalisador para o desenvolvimento pessoal e social.

"O compromisso do governo do estado, por meio das Usinas da Paz, é proporcionar oportunidades valiosas para jovens e adultos participarem ativamente no mundo dos esportes. Acreditamos firmemente no poder do esporte como um veículo de transformação e crescimento pessoal. Nossas iniciativas visam não apenas permitir que indivíduos de todas as idades pratiquem esportes, mas também incentivá-los a participar de competições e desafios. Através dessa abordagem, estamos moldando o futuro de nossa comunidade, promovendo valores de disciplina, trabalho em equipe e superação pessoal. Estamos empenhados em apoiar o potencial ilimitado de nossos cidadãos e continuaremos investindo em programas que fortaleçam nossas comunidades e inspirem nossos atletas a alcançar novos patamares", informou Igor Normando.

As Usinas da Paz oferecem diversas modalidades esportivas gratuitas, como a de Karatê. No Guamá, as aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas nos horários de 15h30 até às 19h30, para o público a partir de 7 anos de idade. Consulte na recepção da UsiPaz a disponibilidade de vagas.

Texto: Paulo Garcia (Nucom/Seac), em 26/09/2023